Notícias
LUTO EM FORMA DE HOMENAGEM: “Vamos fazer de tudo para trazer um prêmio e homenagear a memória dele”

Família de Patrick pretende seguir com a inscrição na Expointer 2025 como forma de manter vivo o legado do jovem criador de coelhos
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | A dor ainda é recente, mas a memória de Patrick Olbermann, de 23 anos, começa a se transformar em força. A família do jovem criador de coelhos de Alto Morro dos Bugres, morto em um trágico acidente na BR-158, em Cunha Porã (SC), na madrugada do último dia 25, agora canaliza o luto em forma de homenagem. Segundo a irmã dele, Josiane Olbermann Back, a intenção é seguir com a participação na Expointer 2025 — feira onde Patrick brilhou dois anos antes — como uma forma de honrar seu legado.
“Vamos fazer de tudo o que está ao nosso alcance para trazer um prêmio e homenagear a memória dele”, disse Josiane, emocionada.
Cuidava com amor, não por dinheiro
Patrick fundou o Criatório Olbermann aos 15 anos. Depois de anos de preparo, havia participado da Expointer pela primeira vez em 2023, quando conquistou três prêmios com seus coelhos gigantes da raça Flandres: Grande Campeão, Grande Campeã e Destaque Expointer. O feito foi comemorado por toda a comunidade e rendeu reconhecimento oficial da Câmara de Vereadores local.
No ano seguinte, em 2024, ele acabou não competindo. Mas em 2025, a preparação estava a todo vapor. Patrick cuidava dos animais com zelo e dedicação — características que o acompanhavam desde a adolescência. Dias antes do acidente, ele demonstrava empolgação com os resultados: coelhos saudáveis, fortes, chegando a pesar até 10kg.
“Esse ano estão tão lindos”, contou a irmã. “Ele fazia com muito amor sempre! Nunca foi por dinheiro — sempre porque ele amava e gostava demais.”
A veterinária que o acompanhava ainda deve visitar o criatório para confirmar a possibilidade de inscrição, mas a disposição da família é clara: seguir adiante com o sonho dele.
A ideia é levar três coelhos que já vinham sendo preparados para a feira. “Também estamos falando com amigos dele, que também já levaram coelhos para a Expointer, para nos ajudarem com isso. Pois nós somos leigos, não sabemos nada”, explica Josiane.
A tragédia
Patrick morreu por volta das 5h10 da sexta-feira, 25 de julho, após colidir sua VW/Saveiro contra uma carreta Volvo. O impacto foi frontal, do lado esquerdo, e o carro foi lançado contra um barranco. Ele morreu no local, preso às ferragens. A namorada dele, Camila Lechner, de 20 anos, sobreviveu.
Camila vai receber alta hoje
Ela foi socorrida pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital São José, em Maravilha. Segundo Josiane, a mãe dela informou que ela recupera bem, já foi transferida para o quarto na segunda-feira (28).
Ontem, a Secretaria de Saúde de Santa Maria do Herval foi comunicada de que ela deverá ter alta nesta manhã de quarta-feira (30). O município está deslocando uma ambulância com dois motoristas e uma enfermeira até SC. A previsão é que cheguem lá por volta de 12 horas.
A namorada de Patrick, que estava na carona, ficou ferida; mas se recupera bem.
A caminho de um gesto de amizade
O casal estava viajando para Pinhalzinho (SC), onde participariam do aniversário de 1 ano do filho de um grande amigo de Patrick — amizade construída por meio da criação de coelhos. Patrick levava alguns animais junto dele, inclusive.
A despedida
O velório de Patrick iniciou no sábado (26), no Salão Comunitário de Alto Morro dos Bugres, com despedida na manhã de domingo. O momento reuniu a comunidade que seguia para o último adeus em choque, sem acreditar no ocorrido.
Patrick nasceu em 31 de maio de 2002. Deixa enlutados o pai Laudo, a mãe Lurdes, a namorada Camila, as irmãs Patricia e Josiane, os cunhados, familiares, amigos — e agora, deixa também uma missão: continuar o que ele começou, por amor.