Notícias
Maioria do STF vota a favor da criminalização da homofobia
Na quinta-feira (23), durante votação, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) enquadrou a homofobia e a transfobia como crimes de racismo.
O processo foi iniciado em fevereiro e a votação de ontem marcou o quinto dia de julgamento sobre a criminalização de condutas discriminatórias contra a comunidade LGBTI. Mesmo já tendo o voto de seis dos 11 ministros, a favor da penalização, a discussão foi encerrada e só deve ser retomada no dia 5 de junho.
Caso o STF concorde em criminalizar a homofobia, atos como ofensas, homicídios, agressões e discriminações motivadas pela orientação sexual ou identidade de gênero do indivíduo serão penalizadas com até três anos de prisão.
Até o momento, os ministros Celso de Mello, Edson Fachi, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, votaram a favor do enquadramento da homofobia na lei de racismo. E apenas os ministros Marco Aurélio Mello e o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, foram contrários à retomada do julgamento.
Fonte: Leouve