Notícias
Média de idade dos vereadores eleitos em Dois Irmãos é cinco anos mais jovem que a da composição atual
Dois Irmãos – Além de uma renovação de quase 80% dos atuais vereadores, o Poder Legislativo eleito no último domingo, 15, também está mais jovem. Isto porque a média de idade dos atuais nove vereadores é de 52 anos, enquanto a média dos parlamentares que assumirão a Câmara a partir de janeiro de 2021 é de 47 anos. Se compararmos a quando os atuais vereadores entraram, há quatros anos, a diferença cai para um ano.
Quem puxou este número para baixo foram justamente os dois vereadores mais bem votados no pleito. Eleito com 37 anos em sua primeira disputa por um cargo eletivo, Ramon Arnold (PP) teve 1.421 votos, seguido de Ederson Veronez Bueno (MDB), com 1.185 votos, e apenas 29 anos, também em sua primeira eleição.
Por conseqüência, Veronez é também o vereador mais jovem da futura Câmara. Por outro lado, o parlamentar mais velho a partir de janeiro é Elony Nyland (MDB), com 58 anos, que foi um dos dois únicos reeleitos. Atualmente, o vereador mais velho é Paulinho Quadri (MDB), com 63 anos, enquanto os mais jovens são a Professora Eliane (PP) e Paulinho Gehrke (PP), ambos com 43 anos.
Situação fortalecida
O pleito de domingo também deixará a Administração mais fortalecida entre os parlamentares. Isto porque aumentou o número de vereadores que são alinhados com o prefeito eleito Jerri Meneghetti (PP). São sete vereadores que estão do lado da situação e apenas dois, em princípio, que são de oposição.
Os partidos o prefeito (PP) e do vice-prefeito, Juarez Stein (MDB), serão maioria na Câmara, com três vereadores cada. O PSB, que também faz parte da chapa emplacou um parlamentar, enquanto a oposição terá um vereador do PT e outro do PDT. A atual composição da Câmara contém dois vereadores do PP, dois do MDB, dois do PDT, um do PT, um do PSB e outro do PSD.