Notícias

Medicamentos sofrerão aumento a partir de segunda-feira

29/03/2019 - 15h43min

Atualizada em 29/03/2019 - 15h46min

Reajuste de preço dos medicamentos será em torno de 4%. A indústria pede correção de 4,33%, acima da inflação oficial do ano passado, que fechou em 3,75%, considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A correção vale a partir de 1º de abril, mas até o momento não foi publicada pelo Ministério da Saúde.

Consumidores reclamam do aumento, já que medicamentos são itens de necessidade básica de muitas famílias e afetam diretamente o orçamento.

A correção é analisada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), vinculada ao Ministério da Saúde. O reajuste serve para corrigir os custos das indústrias e é aplicado a partir de 1º de abril. As empresas, como farmácias e drogarias, foram avisadas cerca de 30 dias antes pelas distribuidoras, segundo o presidente do Sincofarma/MT. Ele recomenda que o consumidor procure alternativas para reduzir o impacto do aumento, como os medicamentos genéricos, que são até 30% mais baratos.

Fonte: A Gazeta

Copyright© 2020 - Grupo o Diário