Notícias
Menina de 11 anos, que caiu de cânion, é encontrada morta
Uma tragédia abalou o Parque Nacional da Serra Geral nesta quinta-feira (10). Uma menina de 11 anos, natural de Curitiba (PR), morreu após cair do alto do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul. O acidente ocorreu por volta do meio-dia, e o corpo da vítima foi localizado após mais de 10 horas de buscas intensas, em uma área de difícil acesso.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a criança foi encontrada sem vida por volta das 22h55, a cerca de 70 metros do local da queda. O resgate mobilizou bombeiros de Cambará do Sul, Canela e Gramado, além de equipes do Samu, policiais militares e civis e três aeronaves — duas do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina.
A menina, que possuía Transtorno do Espectro Autista (TEA), estava acompanhada dos pais e dois irmãos durante uma visita ao parque. Conforme o relato do secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a família fazia uma pausa para lanche em um banco próximo à borda do cânion quando a criança saiu correndo em direção ao penhasco. O pai ainda tentou impedir a queda, mas não conseguiu alcançá-la a tempo.
As equipes iniciaram as buscas imediatamente após o acidente. O corpo da menina foi localizado inicialmente às 17h30 com o auxílio de um drone equipado com câmera térmica, mas a operação de resgate se estendeu por horas devido à complexidade do terreno, sendo necessário o uso de técnicas de rapel para acessar o local e fazer a remoção.
Em nota oficial, o Corpo de Bombeiros manifestou pesar:
“Neste momento de luto e consternação, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável. Que encontrem na fé a força para superar a dor da ausência. À família, nossa mais sincera homenagem, respeito e solidariedade.”
O Cânion Fortaleza
Com cerca de 7,5 km de extensão e paredões que chegam a 900 metros de altura, o Cânion Fortaleza é o maior do Brasil. Está localizado a 23 km do centro de Cambará do Sul, em uma área que atinge 1.240 metros de altitude e 2 mil metros de largura. O local é um dos destinos mais procurados do ecoturismo no país, com trilhas como a do Estacionamento e a do Mirante — esta última levando ao ponto mais alto do parque, de onde é possível avistar, em dias claros, o litoral e a cidade de Torres.
Apesar da beleza imponente, a região exige atenção redobrada. Boa parte da área do cânion não conta com proteções físicas ou sinalização reforçada nas bordas, o que pode representar risco, especialmente para crianças ou pessoas com dificuldade de percepção espacial.
