Notícias
Moedinhas transformadas em acolhimento: CDL de Ivoti lança a campanha Troco Solidário
Ivoti – Com o intuito de formar uma rede solidária com participação de comerciantes e consumidores, nesta quinta-feira, 08, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ivoti oficialmente deu início a campanha Troco Solidário. Com a ação, comércios do município que tiverem interesse em participar, poderão oferecer aos consumidores que doem seu troco a instituições sociais presentes em Ivoti. A ideia é repassar o valor arrecadado as entidades parceiras a cada três meses.
O projeto começou a ser discutido ainda no final de 2019, quando a farmacêutica e então vereadora, Rafaella Pereira Lima, procurou o CDL para juntos tocarem o projeto. Natural de Alegrete, ela se inspirou em uma campanha como esta que foi realizada na cidade e rendeu fundos para que o hospital criasse um centro oncológico.
“Como o hospital aqui de Ivoti atende outros municípios da região, a ideia que trouxe era arrecadar essas doações e transferi-las para ele, com o intuito de atender, de certa forma, a toda a comunidade”.
Ela comenta que buscou dar início ao projeto em parceria com o CDL para que as pessoas sentissem maior confiança ao realizarem a doação. No entanto, por conta da pandemia, a campanha precisou esperar e só foi iniciada, de modo experimental, no final do último ano.
Hospital São José
Ainda nas primeiras discussões sobre como a iniciativa poderia entrar em ação, Pedro Schneider, proprietário do mercado Super Ivoti, apoiou a ideia e topou fazer parte do projeto experimental. De novembro a dezembro de 2020 ele colocou a campanha em ação no seu negócio e nesta terça entregou para a vice-diretora do Hospital São José, Valquíria Vieira da Silva, um cheque no valor de R$ 1.500.
“A ideia era sempre pedir uma doação abaixo de R$ 1, mas alguns consumidores chegavam a doar bem mais, por saber que iria para uma causa real. É importante que as pessoas que colaboraram saibam que não estão colaborando em vão”.
Valquíria destacou a importância que é para a instituição hospitalar receber auxílio financeiro, ainda mais em um momento como este de pandemia, onde a procura por atendimento tem sido alta. “Mesmo fragilizado, o comércio está nos ajudando”, apontou em seu agradecimento aos organizadores da campanha.
Centavos que fazem a diferença
“Muitas pessoas têm o desejo de contribuir com causas sociais e não sabem como fazer, então, está também é uma forma de auxiliarmos e de nós, como CDL, estarmos mais presentes em campanhas sociais”, comentou o presidente da CDL, Gilberto Muller.
Contentes com o resultado que o projeto-piloto obteve em um curto período de tempo e com a arrecadação de apenas uma empresa, Gilberto e a gestora da entidade, Sandra Beatriz de Oliveira, esperam que o Troco Solidário seja bem-sucedido no município, trazendo importantes auxílios para os projetos sociais de Ivoti e servido de inspiração para toda a região.
“São centavos que fazem a diferença”, ressaltou Gilberto. “Se todo mundo der um pouquinho, vamos longe”, concluiu Pedro.
Funcionamento
Os comércios ivotienses que tiverem interesse em participar da campanha Troco Solidário, podem entrar em contato com a CDL para saber mais sobre como devem proceder. As instituições sociais que serão beneficiadas pelo projeto a partir de agora ainda não foram definidas. A doação dos trocos são registradas em um software que garante a transparência da campanha.