Notícias

Moradora de Dois Irmãos reclama de dupla jornada para fazer endoscopia

21/07/2023 - 09h55min

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – A moradora de Dois Irmãos, Rosa Nunes de Oliveira, entrou em contato com a reportagem questionando a forma com é feito o processo do exame de endoscopia para os pacientes da cidade.

Disse que foi agendado para, no dia 24, ir às 9h30 em Portão. “Passei na Secretaria da Saúde para o encaminhamento, e descobri que era simplesmente para pegar o preparativo, que nada mais é do que tomar laxante e ficar algumas horas em jejum, porquê eu já fiz esse exame”, disse, alegando que este tipo de informação poderia ser passada por telefone.

Rosa depende do transporte do Município, que sai às 5h da madrugada e retorna somente ao final da tarde. Desta forma perderá um dia inteiro de trabalho, sem ganhar atestado. “Vou ganhar somente um comprovante, dizendo que estive lá às 9h30, sendo que terei que ficar o dia fora.” E, depois, perderá mais um dia quando o exame for de fato feito, em Ivoti.

Desta forma, por não poder faltar ao trabalho duas vezes seguidas, a moradora disse que cancelou a ida a Portão na próxima semana. Se for neste formato, por hora, disse que não conseguirá fazer o exame.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE

De acordo com o secretário de Saúde, Nilton Tavares, este questionamento já surgiu para outros pacientes e foi esclarecido. “O que acontece é que o Estado nos deu alguns exames de endoscopia, que são, realmente, pelo hospital de Portão. Eles mandaram vaga para Dois Irmãos, e nós não podemos dizer que não queremos. Então o hospital de lá (Portão) que referenciou fazer aqui em Ivoti”, explicou.

O secretário pontuou que estes exames são de obrigação do Estado. “Então não podemos negar.” Inclusive, essa cota destinada já está chegando ao final. Tavares disse que o Município também está comprando o serviço para poder dar andamento na fila de espera.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário