Notícias
Moradora de Santa Maria do Herval evita golpe do falso bancário após ligação pelo WhatsApp
Por Cleiton Zimer
Uma moradora de Santa Maria do Herval relatou que quase caiu em um golpe praticado por estelionatários que se passaram por funcionárias do banco onde ela é cliente. O caso aconteceu no final de outubro. A tentativa ocorreu por meio de uma ligação via WhatsApp, na qual aparecia a imagem de uma mulher com uniforme do banco.
Segundo o relato, a vítima estava trabalhando quando atendeu a chamada. Do outro lado, uma mulher afirmou ser da gerência da instituição financeira e confirmou o nome da cliente. Em seguida, perguntou se ela havia tentado trocar a senha do aplicativo por volta das 4h da manhã e se conhecia uma outra pessoa citada na ligação. A golpista ainda questionou se estava tudo certo com a conta.
A suposta gerente disse que, devido a muitos casos de clonagem, estava ligando para confirmar as informações e perguntou se a vítima costumava usar o cartão para compras pela internet ou para contratar serviços por telefone. Em seguida, afirmou que iria desligar e pediu que a cliente acessasse o aplicativo do banco para verificar se estava tudo certo. A golpista disse ainda que outra gerente retornaria a ligação em seguida para “fazer uma proteção contra invasões”. Ao ser questionada, afirmou que era de Canoas.
Desconfiada, a moradora ligou para o banco e foi informada imediatamente de que se tratava de um golpe. A instituição confirmou que não realiza esse tipo de contato e orientou que nenhuma informação seja repassada. A vítima relatou que, após encerrar a ligação, recebeu cerca de cinco novas chamadas dos golpistas.
“Eles usam umas palavras que parece que realmente é alguém do banco, que cuida das nossas coisas. Fiquei com tanto medo, foi um susto, um pesadelo”, relatou, afirmando que decidiu falar sobre o ocorrido para alertar as pessoas.
