Notícias

Moradores poderão ajudar a escolher os investimentos que serão feitos em Morro Reuter e região

22/10/2020 - 08h13min

Morro Reuter – A partir da próxima segunda-feira, 26, os moradores de Morro Reuter poderão  votar e ajudar a escolher os investimentos que serão feitos na cidade e região, por meio da Consulta Popular. A votação segue até 03/11, e este ano será totalmente por meios digitais, sendo que cada eleitor pode votar em apenas um projeto! Os dois projetos mais votados recebem verba para sua implantação nos municípios que compõe o Corede Paranhana. Pedimos a participação da comunidade para ajudar o município a receber verba Estadual para as demandas locais!

Em função da pandemia o sistema de voto será apenas por meio digital, com duas possibilidades:

1. No site da Consulta Popular   www.consultapopular.rs.gov.br , basta colocar o número do título de eleitor e selecionar a opção desejada.

 2.Através de mensagem SMS para o número 29634, mensagem dizendo RSVOTO#, seguido do número do título de eleitor# e número do projeto escolhido. Exemplo: RSVOTO#99999999#1

As opções da região Paranhana – Encosta da Serra, na qual Morro Reuter está inserida, são as seguintes:

1. Revitalização de Monumentos, Praças, Parques e Áreas Histórico-Culturais da Região: projetos municipais para revitalização de locais com potencial turístico nos municípios da região.

2. Capacitação Produtiva e Gerencial de Empresas: projeto de qualificação de micro, pequenas e médias empresas da região, dos setores de indústria, comércio e serviços.

3. Formalização de Agroindústrias Familiares: financiar a adequação/constituição de 4 agroindústrias familiares, duas no Paranhana e duas na Encosta da Serra.

4. Geração de novas tecnologias:  financiamento de projeto de geração de novas tecnologias na produção industrial, com apoio em tecnologia da informação.

*SOBRE A CONSULTA POPULAR:  Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros são discutidas as demandas e definidas as opções de votação.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário