Notícias
Morre o professor e memorialista Ovídio Hillebrand, guardião da memória de Nova Petrópolis
Faleceu nesta segunda-feira, 29, o professor e memorialista Ovídio Hillebrand, profundo conhecedor da história de Nova Petrópolis. Ele era guia de visitantes no Museu de Família Alberto Hillebrand, localizado na Linha Imperial, e reconhecido pela dedicação em manter viva a memória da comunidade.
Filho de Alberto Hillebrand, Ovídio decidiu abrir o museu em 1996, junto da esposa Adélia, reunindo peças e objetos que estavam guardados no porão e no sótão da casa da família.
Com forte ligação à cultura alemã e, em especial, à boêmia, o espaço tornou-se um marco cultural da cidade. Entre os destaques preservados está a memória de Franz Oppitz, um dos imigrantes boêmios (na época pertencentes à Alemanha, atual República Tcheca) que chegaram ao interior de Nova Petrópolis em 1876. O sogro de Alberto e avô de Ovídio, José Hillebrand, também integra essa trajetória de preservação.
A equipe do Diário manifesta seus sentimentos à família enlutada e reconhece a importância do legado de Ovídio Hillebrand para a história e identidade de Nova Petrópolis.
