Notícias

Morro Reuter: Lembranças do Salão Beck serão resgatadas em documentário

02/03/2021 - 17h25min

Atualizada em 02/03/2021 - 17h56min

* por Fábio Radke 

Morro Reuter – Um salão histórico que marcou época no município e região, será tema de um documentário curto de até dez minutos de duração. Pensado pela atual gestão para homenagear o município que completa 29 anos agora em março, a produção de responsabilidade do diretor Carlos Alberto Klein, o popular Betinho, promete retratar o espaço social que recebeu bailes, casamentos, bolão e até mesmo cinema. ”Tudo começa entre os anos de 1958 a 1959, quando a família Seger muda-se do Walachai para Morro Reuter, e resolve construir um salão. Anos depois, o local passa a ser da família Mallmann, e por último, da Família Beck”, explica Betinho.

Segundo a secretária de Agricultura, Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto de Morro Reuter, Sônia Feldmann, a ideia nasceu com o objetivo de fazer um resgate histórico e seria apresentado no início de sessões drive-in que estavam previstas entre os dias 17 a 21 de março deste ano. Em razão do agravamento da pandemia, os eventos foram adiados e novas datas serão definidas posteriormente. “É um resgate que vai mostrar para a comunidade como era esse salão que até recebeu sessões de cinema. O pontapé inicial foi a coleta de fotografias da época e o documentário seria apresentado antes de cada uma das exibições em drive-in de um filme do Teixeirinha”, explica Sônia.

Entre os dias 17 a 19, as sessões drive-in aconteceriam na localidade de São José do Herval; em frente à Igreja de Pedra, assim como em Walachai e Picada São Paulo, em campos de futebol. Já nos dias 20 e 21, a expectativa era que os eventos acontecessem no Centro, próximo do pórtico, no terreno aonde ficava localizado o salão.

Comunidade pode contribuir

Com o roteiro definido, alguns depoimentos já estão sendo gravados pela produtora responsável. “Já temos um roteiro pronto, algumas entrevistas e fotos. Mas ainda está em aberto, ainda podem ser enviadas mais fotografias. O documentário será conduzido pela Herta”, acrescenta Betinho. Os moradores de Morro Reuter, que viveram algum momento especial no salão, também podem contribuir com a iniciativa por meio de fotografias da época. Quem tiver registros antigos pode entrar em contato pelo telefone: (51) 96273713, com Betinho. O lançamento do documentário ainda está previsto para acontecer em formato drive-in, em data a ser definida e divulgada posteriormente. Moradoras do município, como Maria Kolling; Maria Noemia Strassburger; Norma Elisabetha Mallmanx, já compartilharam histórias durante as gravações.

Participantes Maria Kolling, Maria Noemia Strassburger, Norma Elisabetha Mallmanx, junto à secretaria Sônia e a personagem Herta

Copyright© 2020 - Grupo o Diário