Notícias
Morro Reuter tem Kerb o ano inteiro
Praticamente em todos os meses tem algum baile de Kerb
Por Mauri Marcelo Toni Dandel
Morro Reuter- A pandemia atrapalhou a celebração dos bailes de Kerb não só em Morro Reuter, como por toda região germânica. Se os bailes não puderam mais ser realizados, nas casas e chácaras as famílias continuaram se reunindo para celebrar a data.
E esta comemoração dura o ano todo, afinal, são sete Kerbs nas localidades de Morro Reuter. O calendário dos bailes de Kerb é este:
JANEIRO
Franckenthal – Em datas próximas, ocorre o Kerb do Franckenthal e da Fazenda Padre Eterno. Quando uma comunidade faz o Kerb, a outra faz o Re-Kerb e assim por diante. No Franckenthal, a imensa maioria é formada por católicos, ao contrário da Fazenda.
FEVEREIRO
Fazendo Padre Eterno – No primeiro fim de semana de fevereiro, data escolhida pelos moradores, quase todos evangélicos luteranos. Não há santo padroeiro.
MARÇO
São José do Herval – Em torno de 19 de março, Dia de São José.
ABRIL
Walachai – No quarto final de semana depois da Páscoa, data escolhida pelos moradores, embora o padroeiro seja São Nicolau, festejado em 6 de dezembro.
JUNHO
Picada São Paulo – No fim de semana mais próximo de 29 de junho, Dia de São Pedro e São Paulo.
NOVEMBRO
Linha Cristo Rei – No final de semana que antecede ao primeiro domingo do Advento. Geralmente, o último final de semana de novembro.
DEZEMBRO
Centro – No dia 8 de dezembro, tem o Kerb da Imaculada Conceição.
Bailes em 1970
Até o final da década de 70 os jovens de Morro Reuter costumavam frequentar bailes promovidos pelos salões. Provavelmente local de onde saiu muitos casamentos. Os grandes bailes aconteciam em: Salão Kieling, em São José do Herval; Salão Seger, na Walachai; Salão Bohn (na atual VRS); Salão Beck, no Centro; e Salão Klauck, na Picada São Paulo.