Conecte-se conosco

Notícias

MP pede afastamento de todos os funcionários de frigorífico por surto de Covid-19

25/08/2020 - 16h33min

De acordo com ação, JBS não cumpre com as medidas sanitárias para impedir o avanço da doença entre os funcionários

O Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou nesta terça-feira, 25 , com uma ação civil pública (ACP) com pedido de tutela de urgência em caráter antecipado contra a JBS Aves Ltda., de Montenegro. O MPT pede que a Justiça do Trabalho determine que a unidade afaste imediatamente todos seus profissionais, sem prejuízo na remuneração dos mesmos.

A ação também indica que, no 5º dia de afastamento, a empresa realize triagem médica para verificar a situação de saúde dos colaboradores e aplique testes para identificação da Covid-19, conforme protocolo de testagem apresentado. O MPT concluiu que a JBS não cumpre integralmente medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, tampouco as recomendadas em seus próprios protocolos de prevenção.

A pena de multa diária pleiteada é de R$ 50 mil por item descumprido e por trabalhador não afastado das atividades. Esta é a sétima ação ajuizada contra a JBS no Estado desde o começo da pandemia. Há mais seis ACPs em tramitação com mesmo objetivo em relação às fábricas da empresa: Caxias do Sul (unidade Ana Rech), Garibaldi, Passo Fundo, Três Passos e Trindade do Sul (duas ações).

Atualmente, existem 36 casos confirmados e 301 casos de trabalhadores na planta frigorífica com sintomas de coronavírus, que não foram submetidos a qualquer testagem.

Destes 337 casos, 125 iniciaram sintomas no período de 14 de julho a 14 de agosto, dos quais foram 18 confirmados laboratorialmente. No dia 4 do atual mês, um dos funcionários da empresa faleceu em decorrência da Covid-19. Paulo Fernando Silva de Souza exercia a função de gerente de produção.

Créd. Ibiá

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.