Destaques
Município da região vence a mais importante premiação de gestão pública do RS
Morro Reuter – O projeto “Coopera Morro: Ação Educativa para manejo adequado de resíduos residenciais em Morro Reuter” foi um dos 10 que receberam o 18º Troféu Prêmio Gestor Público (PGP), a mais importante premiação de gestão pública do Rio Grande do Sul. A entrega ocorreu na noite de terça-feira, dia 5, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Dos 147 projetos inscritos este ano, 38 (de 35 municípios) foram premiados e, Morro Reuter, ficou entre as principais premiações da noite.
Além do vencedor, estava inscrito também os projetos “O Melhor na Melhor Idade”, e “Educação infantil, de Cem a Zero”.
“Trabalho em equipe”
“Este reconhecimento é resultado de um trabalho de equipe, em prol do bem-estar da comunidade. E aqui eu quero enaltecer o trabalho da Cooperativa que abraçou a causa e que vem trabalhando intensamente, com muita responsabilidade, na coleta seletiva. Um agradecimento ao Departamento do Meio Ambiente, pelo trabalho de conscientização junto às escolas. E aplausos à comunidade que acolheu a coleta seletiva em nosso município e que continuará fazendo a sua parte, separando o lixo”, agradece a prefeita Carla Chamorro, que, ao lado do vice-prefeito, Airton Bohn, liderou a comitiva do município, na noite da premiação.
Sobre o projeto
O projeto vencedor foi implantado em dezembro de 2018, com a campanha que teve como slogan “Morro Reusa. Morro Reduz. Morro Recicla”. A primeira etapa foi a implantação da Coleta Seletiva do Lixo, feita em parceria entre a Prefeitura – por meio da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente -, com a Cooperativa dos Catadores Unidos pelo Meio Ambiente de Morro Reuter – Coopera-Morro. Para tanto, a cooperativa reativou, reformou e revitalizou o Centro de Triagem do Morro do Pedro, implantou a coleta, que gera renda aos integrantes da cooperativa.