Notícias
Neve neste final de semana? Veja o que aponta a meteorologia
Por Cleiton Zimer
Uma nova onda polar avança e trará queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil entre o final desta semana e o começo da próxima. Deve atingir o Rio Grande do Sul com maior intensidade e, inclusive, registrar geada.
Segundo a Metsul, o ar mais frio começou a avançar sobre o Estado hoje (4) e segue nesta sexta-feira, mas a parte mais intensa chega no começo da semana que vem. “A tendência é esfriar ainda mais nesta sexta-feira e no sábado com as menores temperaturas no começo da semana que vem”, explica a meteorologista Estael Sias.
Nosso Estado deve ser o mais impactado por esta nova incursão de ar frio de origem polar, mas o prognóstico da MetSul Meteorologia não indica frio generalizado tão intenso quanto o do último fim de semana e o começo desta, quando o RS chegou a ter três dias seguidos com mínimas entre -5ºC e -7ºC e marcas abaixo de zero até na Grande Porto Alegre.
CHUVA
O final de semana deve ser chuvoso na Serra e, com o ar frio, a temperatura não deve subir muito – não passando dos 10 ºC em muitas localidades serranas. Na terça-feira, com o ar seco, os termômetros podem despencar até – 5 ºC.
Geada
Se ocorrer, a geada não será tão intensa quanto a do último final de semana. O motivo da formação de geada em apenas parte do território gaúcho é por conta da presença de nebulosidade e até mesmo chuva. Geará somente onde tiver tempo aberto, vento calmo e ar seco.
Afinal, vai nevar?
Segundo a Metsul, não vai. Apesar de muito frio, a atmosfera não estará suficientemente gelada para que ocorra o fenômeno. “As temperaturas no ponto de formação da neve na atmosfera no caso da Serra gaúcha, tendo como referência Gramado, estarão até 7ºC a 10ºC acima do que é ideal para que o fenômeno ocorra”, explica Estael.
Nevou pela última vez na região em 2021. Relembre aqui.