Notícias

Nova Petrópolis: implantação de ciclovias foi assunto novamente na Câmara

03/03/2021 - 17h07min

Ciclistas utilizam as calçadas ou ruas para andar de bicicleta (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Os vereadores aprovaram na última sessão da Câmara, a indicação do presidente Daniel Carlos Michaelsen (NDB) para a implantação de ciclovias pelo município. Michaelsen solicitou que, onde não for possível construir a via para os ciclistas, que, ao menos, se faça uma demarcação para definir os espaços em que os ciclistas possam andar, sem que haja conflito ou risco de acidentes com veículos e pedestres. A sessão ocorreu de forma remota, na segunda-feira, 1º.

Segundo o presidente, o objetivo é oferecer segurança aos ciclistas que transitam dentro do município e, com as demarcações, os motoristas também poderão respeitar os espaços específicos para o trânsito de bicicletas. O vereador usou como exemplo o modelo adotado por Gramado, cidade vizinha. “O cicloturismo vem crescendo no mundo inteiro. Gramado já pintou o chão para áreas em que o ciclista pode passar. É uma medida que a comunidade gostaria, principalmente os ciclistas. As cidades que estão fazendo isso somam pontos”, justificou.

O secretário de Turismo, Rodrigo Santos, considera a indicação muito importante, pois há um crescimento constante no número de ciclistas no município, além da prática esportiva. Com as ciclovias, as formas de deslocamento seriam facilitadas, além de dar uma opção ao bem estar. “Temos alguns desafios, especialmente na área central, mas com alguns estudos e modificações, talvez ainda neste ano, seguindo o Plano Nova 2050, poderemos ter avanço nos próximos meses”, comentou.

Bombas de infusão

Ainda na segunda-feira, 1º, mas em sessão extra, os vereadores aprovaram o projeto de lei que prevê a compra de quatro bombas de infusão, equipamento hospitalar que entrega fluidos como nutrientes e medicamentos no corpo de um paciente em quantidades controladas, que serão utilizadas nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, principalmente no tratamento à Covid-19.

Sair da versão mobile