Notícias
Novo Hamburgo: UPA Centro receberá 30 novos leitos exclusivos para Covid-19
Novo Hamburgo – Após reunião realizada com a prefeita Fátima Daudt, a Secretaria de Saúde, juntamente com a Fundação de Saúde Pública, anunciou um reforço na estrutura de atendimento para a Covid-19 na cidade. Durante esta semana, a UPA 24 Horas Centro será preparada para se voltar exclusivamente para a pandemia, com mais quatro leitos de estabilização e outros 30 leitos de internação clínica, podendo chegar a 31 leitos clínicos.
Os preparativos, que incluem adequações nas disposições dos leitos conforme a canalização de oxigênio, além da instalação de mais camas, devem ser concluídos até o final desta semana. Além disso, o atendimento de leitos psiquiátricos no Hospital Municipal serão transferidos para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) instalado ao lado da UPA Centro, o que permitirá a liberação de mais 11 leitos clínicos no hospital.
Com esta ampliação, a estrutura pública de Novo Hamburgo dedicada exclusivamente para a Covid-19 poderá chegar a 120 leitos clínicos, além de oito leitos de estabilização e 25 leitos de UTI. “Poderemos confirmar estes números até o fim desta semana ou início da próxima, mas será uma das maiores em todo o Estado”, disse o secretário de Saúde, Naasom Luciano.
Os pacientes que normalmente eram encaminhados para a UPA Centro serão encaminhados para a UPA Canudos, que seguirá atendendo outras enfermidades normalmente 24 horas, além das unidades básicas de saúde do Município.