Notícias

Nuvem de gafanhotos pode chegar quarta-feira no Rio Grande do Sul

19/07/2020 - 10h44min

Chances de chegarem ao RS são pequenas, mas existem (Créd.: Ricmais/R7/Divulgação)

Estado – A nuvem de gafanhotos que atualmente está em Corrientes, na Argentina, a 130km de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul, pode chegar ao estado na quarta-feira, 22, e preocupa agricultores. As altas temperaturas podem facilitar a viagem dos insetos. A previsão foi feita pelo chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ricardo Felicetti, neste sábado, 18, à Agência Brasil.

“Com a elevação das temperaturas, estamos apreensivos, mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência elaborado com o Ministério da Agricultura”, explicou Felicetti.

RS pode escapar mais uma vez

Felicetti disse que, apesar da possibilidade de chegarem ao Brasil, a tendência é de que os gafanhotos sigam para a província de Entre Rios, na fronteira da Argentina com o Uruguai. Mas, se vierem para o Rio Grande do Sul, o estado pode ter muitos prejuízos econômicos, principalmente em plantações recentes, já que os insetos podem devorar plantações rapidamente.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário