Notícias

Onça parda é flagrada no Parque Itapuã após mais de 15 anos

12/07/2018 - 19h49min

Estado – Mais de 15 anos após o último registro, uma onça parda voltou a ser flagrada no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. Consideradas raras, as imagens foram capturadas por uma câmera noturna. Registrado no parque pela última vez em setembro de 2002, o animal chegou a ser considerado extinto por pesquisadores da área.

Também conhecida como puma, leão-baio ou suçuarana, a onça parda é o segundo maior felino do continente americano, atrás apenas da onça pintada. Pode chegar a pesar 75 kg e medir mais de dois metros. Em julho de 2017, um pescador afirmou ter avistado uma onça no parque. Desde então, uma equipe da Sema executou uma série de ações para encontrar vestígios da onça. Foram identificadas pegadas do animal e, a partir da localização delas, instaladas armadilhas fotográficas.

Pegada foi o início da investigação (Sema)

O registro da onça parda foi capturado no dia 16 de junho, quase um ano após o relato do pescador. Também foram flagrados pelas câmeras espalhadas no Parque Itapuã gatos do mato, graxains, tatus e capivaras, entre outras diversas espécies.

Vinculado à Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Itapuã é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral. “É uma evidência que o parque está exercendo a sua função de garantir a biodiversidade e preservar o meio ambiente”, ressalta a gestora do parque, Dayse Rocha.

Cachorro que teve pescoço cortado em Estância Velha, agora busca novo lar

Ivoti tem queijos que valem ouro

Copyright© 2020 - Grupo o Diário