Notícias
Operação policial combate feminicídio e violência doméstica
Porto Alegre/Canoas – A Polícia Civil realiza na manhã desta quarta-feira, 27, uma operação para coibir os crimes de feminicídio e violência doméstica na Região Metropolitana. Cerca de 40 agentes cumpriram 26 mandados judiciais.
A delegada Tatiana Bastos, é responsável pelo trabalho, através da Delegacia da Mulher. Após investigação de vários casos, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva, em Canoas e em Porto Alegre. Os sete mandados de prisão são devido a dois feminicídios e o restante por agressões, sendo que as apurações foram motivadas pelo fato de que os investigados descumpriram medidas protetivas determinadas pela Justiça.
Até a metade da manhã, cinco pessoas haviam sido presas, quatro de forma preventiva e um em flagrante, foram localizados em Porto Alegre. O flagrante foi devido à posse ilegal de arma de fogo. Ao todo, seis armas foram apreendidas.
Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher. Suas motivações mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, comuns em sociedades marcadas pela associação de papéis discriminatórios ao feminino, como é o caso brasileiro.