Notícias

Organização do ano letivo tem sido prioridade de Cristina Bennemann

05/02/2021 - 10h33min

Linha Nova – Recentemente nomeada secretária da Educação e Cultura, Cristina Bennemann afirma que seus primeiros dias à frente da pasta têm sido dedicados a proporcionar aos alunos do município um retorno às aulas presenciais de modo seguro.

Formada em pedagogia, com pós-graduação em Educação Infantil e Gestão Escolar, a escolhida pelo prefeito, Henrique Petry, para assumir a Secretaria, completará em junho 25 anos de vida pública. Tendo iniciado no serviço público como assistente de creche, em 2004 ela foi nomeada professora em Linha Nova, onde atuou por mais de nove anos. No entanto, até então, há oito anos ela estava no cargo de diretora, exercendo esta função em duas escolas no município de Feliz, durante quatro anos em cada uma delas.

Assim, dona de um extenso currículo e de vasta experiência na área, como comenta, Cristina tem se esforçado para garantir que tudo corra bem durante o ano letivo de 2021 – o qual caracteriza como ainda sendo “um ano atípico” para a Educação. Deste modo, os preparativos para o retorno das aulas tem demandado muita organização porte dela e de sua equipe.

“É um desafio? Com certeza! Mas é chegado o momento de tentar voltar a ofertar atividades escolares presenciais, claro, da forma e dentro do que é possível”.

Cuidados

Conforme afirma, além das orientações do governo, Linha Nova também tem seguido as recomendações de segurança do Centro de Operações de Emergência do município para que o espaço físico das escolas se apresentem de forma protegida aos professores, aos alunos e também as suas famílias.

Investindo fortemente na questão da higiene para manter as duas escolas da rede de educação municipal limpas, organizadas e, portanto, sem a ocorrência de aglomerações e contaminações, ela afirma que todos os profissionais que atuarão diretamente nas escolas treinados para terem atenção em qualquer sinal que as crianças possam demonstrar de estarem infectadas.

“Sabemos da importância que tem este momento de retorno das crianças para as escolas. É importante para elas, para as famílias e para toda a comunidade envolvida com a Educação”.

No final do ano passado, o município já estava, aos poucos, retomando as atividades escolares presenciais. Mesmo na época tendo sido baixo o número de crianças que haviam retornado para as salas de aula, tudo ocorreu dentro do esperado. No entanto, agora, com a volta da grande maioria dos alunos, a secretária avisa que o cuidado será redobrado.

“Seguindo os protocolos, mantendo distanciamento e organizando a escola para isto, acreditamos que vai dar tudo certo e que conseguiremos realizar um bom trabalho com as crianças”.

Planejamento

Ainda conhecendo a rede escolar do município, Cristina comenta que possui algumas ideias que gostaria de desenvolver na pasta, mas que, no momento, todo o trabalho da Secretaria tem sido direcionado ao retorno das aulas escolares.

“Após passar este primeiro momento do início do ano letivo, sentarei com a minha equipe para juntos construirmos um plano que atenda as demandas das escolas do município”.

Além disto, uma de seus projetos que pretende executar o quanto antes, é focar em oferecer o programa de Formação Continuada aos professores do município. Garantido por lei, ela ressalta que este é de extrema importância que ele seja disponibilizado.

Já para o setor da cultura, Cristina afirma que ainda precisará pensar em projetos que possam ser desenvolvidos no momento em que estamos vivendo, já que eventos presenciais, por exemplo, ainda não estão podendo ser realizados normalmente.

“Atividades culturais são extremamente importantes, então, vamos estudar para ver o que é viável no momento e em que formato”.

Sair da versão mobile