Notícias

Padre Arno, o sacerdote profundamente dedicado ao próximo

27/02/2020 - 15h29min

Atualizada em 27/02/2020 - 17h16min

Santa Maria do Herval – A quinta-feira, dia 27, amanheceu triste na região com a despedida do Pe. Arno José Backes, que faleceu aos 91 anos de idade. Ele tinha 57 anos de ministério sacerdotal, passando os últimos meses residindo no Lar Santa Ana em Novo Hamburgo, onde veio a óbito. Pe. Arno é bastante conhecido na região por ter atuado em diversos municípios, inclusive em Santa Maria do Herval.

O Padre nasceu na localidade de São José do Herval no dia 22 de setembro de 1928 e, logo em seguida, a família se mudou para Santa Maria do Herval. Até hoje, Pe. Arno tinha o Teewald como sua segunda casa. Mesmo estando distante em outras missões sacerdotais, nunca deixou de visitar o município e, assim, demonstrar o seu amor pela terra onde cresceu com a família.

Dedicado ao próximo

De acordo com amigos e familiares, o Sacerdote sempre foi uma pessoa que se dedicava profundamente ao próximo, ajudando em tudo o que estava ao seu alcance para que as obras de fé nas comunidades prosperassem. “Todos gostavam muito dele”, disse sua sobrinha Rejane Maria, que sempre esteve próximo a ele. “Lembro de quando éramos pequenos. Ele vinha lá em casa e nós lavávamos os pés dele. Depois disso nos pegava no colo, cuidando de nós, trazendo ensinamentos e, o principal, fazendo tudo isso com muito amor”.

Apesar da dor da despedida, Rejane destaca que fica o sentimento de gratidão por ter tido o Pe. Arno na sua vida. “Antes e até mesmo agora, quando estava no Lar, sempre íamos visitá-lo e, ver o sorriso dele era a coisa mais gratificante do mundo”.

O marido de Rejane, Sérgio Cordeiro, destacou que além de ser um homem de muita fé, o Pe. Arno era um grande empreendedor e motivador nas comunidades. “Quando atuou em Parobé e Nova Hartz, ajudou a construir ginásios para cada comunidade”, disse, ressaltando que era um homem muito criterioso na questão de caixa nas comunidades. “Ele sempre deixava tudo em dia”, disse.

Leonida

Na sua estadia no Lar Santa Ana, Pe. Arno teve a presença de alguém muito especial, a dona Leonida Backes, de 89 anos. “Ela ajudou muito ele, dando apoio através de brincadeiras e cantorias”, disse a sobrinha Rejane.

Dom Zeno

Sérgio revelou que Dom Zeno Hastenteufel, bispo da diocese de Novo Hamburgo, foi coroinha do Padre Arno quando pequeno. “A amizade deles durou desde então. Eles iam junto em São Vendelino, na mãe de Dom Zeno, para jogar carta”, disse.

A despedida

O velório de despedida teve início às 10h30 de quinta-feira, dia 27, em Santa Maria do Herval, e a missa de corpo presente será realizada às 16h, também em Herval.

Sair da versão mobile