Notícias
Pandemia: eleição em Estância Velha foi marcada por abstenções
Estância Velha – As eleições municipais em Estância Velha foram marcadas por abstenções. Em alguns locais de votação, com pouco mais de uma hora para encerrarem os votos, algumas seções registravam o comparecimento de pouco mais da metade dos eleitores esperados.
Na escola Nicolau Anselmo Wecker, bairro Rincão dos Ilhéus, por exemplo, quatro seções somavam mais de 300 abstenções. O mesmo cenário foi visto em outros colégios eleitorais da cidade, como na Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador.
Fiscais que trabalharam no pleito associaram a desistência dos eleitores à pandemia, mas afirmaram que muitos se valeram da situação de epidemia para deixarem de votar também.
Não foi o caso da enfermeira Monique Lenhardt, moradora do bairro União. Grávida de 37 semanas, a estanciense disse que faz questão de votar, porque, o voto configura um dever dos cidadãos. “É mais do que política partidária, é o exercício de escolher pessoas que vão nos representar, pensando no bem da população e não no individual”, disse Monique.
Ocorrências
Conforme a Guarda Municipal (GM), o dia foi tranquilo na cidade. Houve muitas denúncias de irregularidades, mas nenhuma se confirmou ao ponto de desencadear em alguma prisão.