Notícias
Partidos de Santa Maria do Herval já estão se organizando para as eleições 2020
PARTE 1
Santa Maria do Herval – Falta um pouco mais de um ano para as eleições municipais. Parece muito tempo, mas nos bastidores já começaram as especulações sobre prováveis candidatos para os cargos de prefeito, vice e vereadores e, da mesma forma, possíveis articulações das coligações. Nesse primeiro momento, a redação do Diário está entrevistando os presidentes dos partidos para, assim, entender um pouco de que forma estão se organizando e, também, se já é possível mencionar prováveis nomes que poderão concorrer.
Falamos com o presidente do PDT, Félix Alles. presidente do PT, Pedro Vicente Seibert, e presidente do PTB, Ivonei Listkovski.
Aposta em Mara e Gilnei
O vereador e presidente do PDT, Félix Alles, do partido da prefeita Mara, que possui 173 filiados, anunciou que para as eleições do ano que vem o partido aposta novamente em Mara Stoffel e Gilnei Capeletti – popular Chilo. “O trabalho da Mara pelo PDT e o do Gilnei pelo PT vem sendo um trabalho excelente. Todas as secretarias estão em uma crescente, nas quais os secretários estão fazendo um ótimo trabalho e, dessa forma, acredito que o momento político da nossa coligação (PDT / PT / PMDB / PTB) é muito bom e, por isso, nada nos impede de uma dobradinha entre Mara e Chilo, que estão fazendo um belíssimo trabalho e que deveriam ter a oportunidade de fazê-lo por mais quatro anos”, disse Félix, ressaltando que a coligação entre os partidos está muito bem.
Apesar de dizer que ainda é muito cedo para fazer qualquer afirmação, Félix comenta que é praticamente certo que seu nome vai estar à disposição para vereador. “Eu vejo que estou conseguindo fazer um bom trabalho e as pessoas estão aceitando esse trabalho, por isso uma das coisas que tenho praticamente certeza é que vou concorrer novamente à vereador”.
Novidades estão por vir
O presidente do PT, Pedro Vicente Seibert, disse que ainda é muito difícil passar qualquer projeção sobre como serão as eleições de 2020. “Tem algumas novidades que estão por vir e, primeiro, a gente precisa esperar para ver se realmente vão acontecer e o que vai acontecer”, disse.
Mas Seibert reforça que o partido está ativo, com 113 filiados. “Com certeza o PT está no páreo, mas nós não sabemos hoje o que vai acontecer no ano que vem. Não podemos falar sim ou não. Pode estar, tanto como pode não estar. Ainda não conversamos com nenhum partido e, para isso, nós precisamos conversar primeiro entre o próprio partido, para depois conversar com os partidos que queiram coligar”, disse Sibert, afirmando que só então terão uma versão final, o que, de acordo com ele, deve acontecer só no início do ano que vem.
“Dificilmente nós vamos decidir o que vamos fazer esse ano em vista de alguns acontecimentos. Mas o partido está em pé, está tranquilo e vai em frente. Estamos fazendo reuniões mensais e até mais, onde discutimos as conjunturas políticas nacionais, estaduais e municipais. Mas ainda não estamos discutindo a política de eleições do ano que vem”, disse.
Trabalhar para manter a base
O presidente do PTB, Ivonei Listkovski, afirma que o partido está fazendo um trabalho de reestruturação comum no diretório e, que, apesar de ainda ser cedo, já estão iniciando as conversas para o ano que vem. O partido tem 85 filiados. “Estamos no governo Mara e Chilo, ocupando a pasta do CMD – Conselho Municipal de Desporto. Para as eleições do ano que vem, estamos nos adaptando à nova legislação e começando as conversas com os demais partidos da base para, assim, montar a estrutura a fim de concorrermos ao pleito de 2020”, disse Ivonei.
Ivonei comenta ainda que, nas reuniões internas do partido, já se falou em várias possibilidades de nomes para concorrer, tanto na proporcional quanto na majoritária. “Em toda véspera para novas eleições se especula várias hipóteses e coligações, mas como as negociações estão só começando, ainda teremos várias conversas pela frente. Estamos no governo e vamos trabalhar para manter a base para disputarmos as próximas eleições, sempre mantendo a ideologia do partido e mantendo a coerência com tudo que já foi realizado até o momento”, concluiu Ivonei.