Notícias

Partidos estancienses definem coligações nos próximos dias

02/07/2020 - 10h20min

Atualizada em 02/07/2020 - 10h59min

Estância Velha – Com a aprovação da nova data da eleição 2020, em 15 de novembro, os partidos devem agilizar as conversas para definir coligações para a disputa eleitoral. Até o dia de ontem, todos os presidentes se mostraram cuidadosos na divulgação de nomes, e também em anunciar possíveis acordos com outros partidos. Porém, o quadro atual deve ser acelerado nos próximos dias.

Mesmo sem confirmação oficial, sabemos que algumas conversas, já estão bem adiantadas. Alguns partidos, baseado em pesquisas, querendo figurar como protagonista, e outros baseados na certeza de terem o candidato mais preparado para ocupar o cargo máximo do Executivo, atrapalham as definições. Mesmo assim, nos próximos dias, alguns caciques dos partidos devem sentar numa mesa redonda e fecharem as parcerias.

O partido da atual administração, MDB, define na convenção entre André Fleck e Marly Arygoni, que inclusive já se afastaram das Secretarias de Obras e Administração, respectivamente. Dois vereadores são apresentados, pelos seus partidos, como pré-candidatos a prefeito, Carlos Bonne (PDT) e Diego Francisco (PSDB).

O Democratas segue confirmando Otávio Luft como seu pré-candidato. O PTB adotou a postura de não apresentar nomes, e sim falar do trabalho pelo projeto do partido. Da mesma forma, o PSB, também preferiu aguardar a convenção do partido para oficializar candidaturas, mesmo destacando dois nomes prováveis para uma composição na chapa majoritária, vereadores Lotário Seevald (Saci) e Veridiana Monteiro. O PT, conforme o seu presidente Daniel Ribeiro, diz que os nomes que tem mais simpatia dentro do partido são aqueles cuja história tem a ver com os princípios, e a história do PT no município.

COLIGAÇÕES EM ANÁLISE

Todos os presidentes foram unânimes em esconder o jogo, dizendo que existem possibilidades de coligações, com partidos que se identificarem no projeto para Estância Velha. Porém, nenhum deles deixou pista alguma sobre possíveis aliados. Maicon Schuh, presidente do PTB, garante que no momento atual o partido não apresenta alinhamento com partido algum. O vereador Diego Francisco, presidente do PSDB, afirma que o partido está conversando com os demais partidos, buscando a construção de um projeto político amplo para a cidade. Otávio Luft, pré-candidato a prefeito e presidente do Democratas diz que o partido está aberto ao diálogo, para possíveis coligações.

Plínio dos Santos, presidente do PDT, confirma que se dependesse do PDT, uma frente ampla entre os partidos de oposição já estaria fechada, e um projeto com a participação de todos, sendo alinhavado, porém, reclama de alguns partidos que não definem seus posicionamentos definitivos, o que impossibilita um trabalho integrado. Para Sérgio Werle, presidente do MDB, existe a possibilidade de alinhavar uma coligação, mas também não indicou quem seria o provável aliado. Todos se manifestaram favoráveis a realização da eleição ainda em 2020. O fato é que Estância Velha pode apresentar uma fartura de candidatos a prefeito, caso as ideias dos partidos não se conectem nos próximos encontros de bastidores.

OPINIÕES

Copyright© 2020 - Grupo o Diário