Notícias
Pequeno aneurisma é identificado e prefeito de Herval passará por procedimento na próxima semana
Por Cleiton Zimer
O prefeito de Santa Maria do Herval, Gilnei Capeletti, o Chilo, teve um pequeno aneurisma identificado no lado esquerdo do cérebro após a realização de um exame de arteriografia na manhã desta quarta-feira (4).
O procedimento, que inicialmente estava previsto para a noite de terça-feira (3), às 18h, acabou sendo realizado por volta das 7h da manhã desta quarta, em razão de ajustes na agenda médica. O exame confirmou a presença do aneurisma, o que altera o diagnóstico preliminar apontado pelas tomografias anteriores.
Com o resultado, a equipe médica definiu a realização de um procedimento, previsto para a próxima segunda-feira (9). Conforme informado pela família, será colocado um stent — uma espécie de suporte — ao redor do vaso sanguíneo afetado, com o objetivo de reforçar a área onde ocorreu o sangramento e evitar novos episódios.
Segundo relato da esposa, Márcia Fenner, o prefeito apresentou variação no estado geral ao longo dos últimos dias. Na terça-feira, após a suspensão da morfina e redução da dor de cabeça, ele demonstrou mais disposição. Já nesta quarta, foi observado um aspecto um pouco mais abatido, o que é considerado compatível com o contexto clínico e com a realização de exames invasivos.
Atualmente, Gilnei não apresenta mais dor de cabeça, mas segue com restrições importantes. Ele permanece em repouso absoluto, sem poder elevar a cabeceira da cama por longos períodos, e sente dores nas costas, associadas ao tempo prolongado em leito de UTI.
O prefeito permanece sob regime de NPO (jejum controlado), protocolo comum em casos que envolvem exames e procedimentos neurológicos, o que limita a ingestão de alimentos até nova liberação médica.
A família também informou que, após a realização de um treinamento específico, os acompanhantes passaram a ter permissão para permanecer mais tempo com o prefeito na UTI. Agora, uma pessoa pode ficar com ele durante grande parte do dia, respeitando os horários e protocolos estabelecidos pelo hospital.
Gilnei segue internado no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, onde permanece em acompanhamento contínuo até a realização do procedimento programado.
Quem quiser, pode visitar o prefeito das 11h15 às 12h15.
O que aconteceu
Chilo passou mal na manhã de segunda-feira (2), ao acordar com forte dor na nuca e dificuldade para se locomover.
Ele foi encaminhado para atendimento em Sapiranga, onde exames identificaram um sangramento cerebral.
Tomografias realizadas inicialmente em Sapiranga e, posteriormente, no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre, não apontaram sinais de aneurisma.
No entanto, após a realização de uma arteriografia, houve mudança no diagnóstico, com a identificação de um pequeno aneurisma.
O prefeito estava de férias desde o dia 20 de janeiro, com retorno ao trabalho previsto para 8 de fevereiro.
