Conecte-se conosco

Notícias

Placas de alerta mostram graves acidentes que aconteceram na “Curva da Morte” em Santa Maria do Herval

22/08/2025 - 13h02min

Atualizada em 22/08/2025 - 13h42min

Placas trazem imagens de acidentes que aconteceram recentemente no trecho (FOTO: Franciele Scholles / PMSMH)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | A Prefeitura de Santa Maria do Herval instalou, na quinta-feira (21), cinco placas de advertência ao longo da VRS-873, com o objetivo de alertar motoristas sobre os riscos do declínio que desemboca no trecho conhecido como “Curva da Morte”. A medida foi autorizada pelo governo do Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pelo trecho.

A iniciativa foi tomada após a recorrência de acidentes graves no local. Mais de 30 ocorrências já foram registradas, incluindo casos com vítimas fatais. O problema atinge, principalmente, caminhões que perdem o freio na descida e acabam tombando na curva.

As placas trazem mensagens de alerta e até imagens de acidentes recentes. Um dos moradores da área mais crítica chegou a colocar pedras em frente à residência para tentar proteger a casa contra veículos desgovernados.

De acordo com as autoridades, a principal causa das ocorrências é a imperícia e imprudência dos motoristas. A maioria dos acidentes envolve condutores que não conhecem o trecho, fator que gera ainda mais preocupação em razão da conclusão da ERS-373 — nova ligação entre a Região Metropolitana e Gramado — que deve aumentar o fluxo de veículos na região, incluindo motoristas sem experiência no trajeto.

No dia 1º de agosto, por exemplo, um caminhoneiro de Canoas perdeu o controle do veículo ao descer a serra e acabou se acidentando, episódio que reforçou a urgência da ação preventiva.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.