Notícias

Plantio de Erva-Mate: valor à natureza e história do Teewald

10/06/2022 - 13h57min

Alunos plantaram mudas pelo Município (Créd. PMSMH)

Santa Maria do Herval – Durante esta semana diversas atividades foram abordadas na “Semana do Meio Ambiente no Teewald”, com palestras de conscientização e cuidados com a natureza e oficinas de reutilização de materiais. Mas destaque é a planta que originou o nome Teewald, posterior Herval, no português, a Erva-Mate.

Na quinta-feira,9, as turmas da rede municipal se mobilizaram no plantio de mudas de Erva-Mate, cada turma ficou responsável pelo plantio de uma muda no município, em locais distribuídos pelos principais pontos de lazer como a Praça Boa Vista, Praça Aloysio Kunst, Praça 10 de Abril, Calçadão Rio Cadeia e jardins das escolas.

Conhecimento

As mudas foram identificadas através de plaquinhas com informações sobre a planta e também sobre o contexto histórico que originou a denominação do Município. Um QR Code, ao ser acessado, direciona a um blog informativo, além de um vídeo elaborado pelas Cooperativas Escolares a respeito da planta e sua história.

O plantio continuou na sexta-feira 10, na Cascata e Caverna dos Bugres que também deverá receber plaquinhas de conscientização e decorativas para o atrativo natural e turístico.

Erva-Mate? Teewald? Herval?

Afinal, por que Erva-Mate, Teewald e Herval? Circulando pela cidade, ouve-se muito a palavra “Teewald”, entre conversas, nome de estabelecimentos, jornais e referências a assuntos do município.

Teewald é o nome em alemão de Santa Maria do Herval e que na tradução significa Floresta de Chás/Ervais. Isto porque por volta de 1830, na chegada dos primeiros imigrantes europeus à região onde hoje é o Município, eram abundantes as árvores de Erva-Mate (Ilex Paraguariensis) e diversos ervais, ficando o local conhecido como o Teewald. Períodos após, no português a palavra Herval, oriunda dos Ervais, também ganhou força.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário