Notícias
Plenário aprova projeto que torna obrigatória a notificação de casos de esporotricose em Estância Velha

Medida pretende garantir levantamento epidemiológico mais preciso e fortalecer ações de combate à doença.
Na sessão ordinária de terça-feira, 11, o plenário da Câmara de Vereadores de Estância Velha, aprovou o Projeto de Lei nº 61/2025, de autoria do vereador Edenilson Klaus, que estabelece a notificação compulsória dos casos de esporotricose no município de Estância Velha. A proposta tem como objetivo ampliar o controle e a prevenção da doença, considerada uma grave zoonose que afeta tanto animais quanto seres humanos.
Segundo o autor do projeto, a medida permitirá que o município tenha um levantamento epidemiológico mais preciso, contribuindo para o direcionamento de políticas públicas de saúde, campanhas de prevenção e ações de controle e tratamento. “Sem esse controle oficial, muitos casos deixam de ser registrados, dificultando a adoção de medidas eficazes de combate à doença, além de colocar em risco famílias, comunidades e os próprios animais”, destacou o vereador Edenilson Klaus.
A esporotricose é uma doença causada por fungo do gênero Sporothrix, que acomete principalmente gatos e cães, mas também pode infectar pessoas. A transmissão ocorre, em geral, por meio de arranhaduras, mordidas ou contato direto com feridas de animais contaminados. Nos últimos anos, a enfermidade tem se expandido em diversas cidades brasileiras, representando um desafio crescente à saúde pública, por envolver tanto o bem-estar animal quanto o risco de infecção humana.