Notícias
Poço na Linha Cristo Rei em Morro Reuter beneficiará 100 famílias
Por Geison Machado Concencia
Dois Irmãos – Moradores da Linha Cristo Rei estão aliviados com a recente instalação de um poço artesiano na localidade. Até então, enfrentavam diversas dificuldades principalmente no verão, quando o clima mais seco dificultava até mesmo os afazeres domésticos; a água sempre vinha de forma escassa neste período e era necessário economizar para não faltar para o básico.
A localidade tem uma Associação de Moradores que gerencia o fornecimento de água através da captação e distribuição. O novo poço vai amenizar as dificuldades de abastecimento enfrentadas pela localidade.
Maria Wiest, 80 anos, disse que tem duas caixas de água, mas, mesmo assim, há períodos que fica sem o abastecimento. “Nos tempos de estiagem vem mais à noite para mim”. Outra moradora, Maria Dielklein, 67 anos, disse que uma vez exagerou no consumo e faltou para limpar a casa.
312 METROS
A profundidade do poço é de 312 metros, gerando oito mil litros por hora de água. O convênio que permitiu a liberação de R$ 70 mil para este fim foi fruto de tratativas da Administração com o governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Obras. A prefeita Carla Chamorro comentou que o poço beneficiará mais de 100 famílias da localidade assim que instalado.
A obra de perfuração terminou há três semanas. A ligação para as residências será uma próxima etapa mas, o fato de ter sido encontrada água já é um alívio para os moradores.
MAIS QUALIADADE DE VIDA
“Nasci aqui e sei bem como é enfrentar a escassez. Teve épocas que vinha água só por uma hora, durante a noite. No inverno até é mais tranquilo, o problema é no verão. Por isso fiquei muito aliviada quando descobri a notícia do poço”.
“Tenho uma caixa de 500 litros, mas se exagerar no consumo fico sem água. Uma vez fiquei sem. Foi um desespero. A gente aprende a valorizar quando não tem. Mesmo com a obra do poço, jamais vou deixar de poupar”.
“Nasci aqui na Linha Cristo Rei e no passado não tinha esse problema, pois a minha família tinha poço, mas eles foram secando e ficamos dependendo da rede. E isso foi ruim porque as vezes não tem água o suficiente para fazer tudo”
“Durante a semana não tem tantos problemas, mas nos fins de semana a situação fica complicada. Há muitas pessoas que vêm para as suas chácaras e o consumo aumenta. É fatal, ficamos sem.”