Notícias
Pode demorar mais duas semanas para o Daer instalar tachões em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Já passa dos 10 dias em Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) instalou quatro quebra-molas na VRS-873 na descida para a ‘Curva da Morte’. Somente um deles, no final da reta do bairro Aparecida, está nos dois sentidos da via.
Os outros três, no declive, estão somente para quem desce – até havia a possibilidade de serem colocados nos dois lados [inclusive placas chegaram a instalar para tal] mas ouve manifestação contrária de motoristas e autoridades locais pois, diversos veículos, principalmente os de carga, teriam problemas para subir com uma lombada.
Mas o Daer não chegou a pôr tachões para separar as pistas nestes três locais e, agora, o problema é outro: diversos motoristas imprudentes desviando na contramão, colocando a si e terceiros em risco.
A reportagem contatou o Daer na tarde de quinta-feira (23). A assessoria respondeu que “realizou uma parceria com a Prefeitura Municipal, que fará a implantação dos tachões e da respectiva sinalização. Quanto a detalhes desse serviço, por favor, entre em contato com o Poder Municipal.”
Ao entrar em contato com a prefeita Mara Stoffel (PDT) para confirmar a informação, no entanto, ela não sabia dessa parceria. “Falei como engenheiro e ele ficou de averiguar. Hoje de manhã (sexta-feira) ele passou que o Daer vai por os tachões, só que como estão em fase de compra, ele acha que vai demorar em média duas semanas ainda. Mas é de responsabilidade deles.”
A única parceria com a Prefeitura foi para a instalação de placas de sinalização – tanto dos quebra-molas, como outros que devem ser colocados no trecho alertando para o perigo do declive que já ceifou diversas vidas com dezenas de acidentes fatais.