Polícia

“Abri a porta e ele estava desmaiado”; vizinhos salvam homem de casa incendiada em Santa Maria do Herval

24/08/2024 - 12h13min

Atualizada em 24/08/2024 - 12h39min

Chamas atingiram vários metros de altura e foram apagadas pelos vizinhos (Foto: reprodução)

Por Cleiton Zimer 

Santa Maria do Herval | Graças a um grupo de vizinhos, a noite de sexta-feira (23) terminou somente com um susto. Se não fosse por eles, teria acontecido uma tragédia no bairro Amizade.

Uma casa pegou fogo por volta de 21h30 na lateral da Rua Beno Closs. Vizinhos que estavam nas proximidades avistaram a fumaça e, logo em seguida, as chamas.

Rapidamente correram ao local, arrombaram a porta e, dentro, localizaram um homem desacordado. “Abri a porta e ele estava desmaiado”, lembra Rafael Kasper, que o arrastou para fora, salvando-o das chamas.

Ele, com Tiago Führ, Jorge Campos, Lisandro Schulz e Daniel Schuh pegaram mangueiras, baldes de água e começaram a apagar as labaredas. “Jogamos água no rosto dele e ele não acordava“, contou Tiago.

Agiram no limite do tempo e, mesmo com as chamas a vários metros de altura, conseguiram apagar o fogo e salvar, além da vida do morador, a residência também.

O homem de 34 anos – que estava sozinho no momento do ocorrido – foi levado para o Ambulatório 12 de Maio por populares, onde recebeu atendimento médico, mas não se feriu. Segundo informações da equipe médica, ele disse não lembrar de nada do que aconteceu. Só recordava que foi acordado pelos vizinhos com um balde de água.

A suspeita é de que o fogo tenha iniciado no fogão à lenha. Como a casa é de madeira e foi pintada recentemente, se alastrou rapidamente. O Instituto Geral de Perícia (IGP) esteve no local nesta manhã de sábado (24).

Dentro da casa, parte da parede foi destruída, alguns pertences queimaram, além do forro de PVC que derreteu.

Imagens gravadas por vizinhos mostram a altura em que as chamas chegaram, o que torna ainda mais heroica a rápida ação dos vizinhos.

O Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos foi acionado e chegou ao local cerca de meia hora depois – que é o tempo do trajeto. A Brigada Militar (BM), que também se deslocou de Dois Irmãos, está fazendo o registro da ocorrência.

Sair da versão mobile