Polícia
Após trabalho de mediação da Polícia Civil, pichador repara danos causados em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
No mês de julho, a prefeitura de Dois Irmãos encaminhou à Polícia Civil reclamações de munícipes acerca do aumento do número de pichações em espaços públicos e privados. A Delegacia, então, intensificou o trabalho de investigação, instaurando o respectivo inquérito policial.
Com a realização de diligências e o auxílio de câmeras de monitoramento da cidade, foram identificados dois suspeitos. Interrogado, um deles afirmou ser o responsável exclusivo pela prática do delito, dizendo-se arrependido e disposto a reparar o dano.
A partir da confissão e da demonstração do interesse em desfazer o mal causado, de forma inédita, então, a DP, valendo-se do núcleo de mediação do próprio órgão policial, realizou um acordo entre o município e o pichador, que se comprometeu a pintar os locais conspurcados. O trabalho iniciou nesta semana e seguirá até que os espaços maculados sejam revitalizados.
A fim de fiscalizar a adequada reparação do dano causado, policiais civis acompanham o serviço e recebem informações periódicas de servidores da prefeitura.
A Polícia Civil pontua que pichar é crime ambiental previsto no artigo 65 da Lei nº 9.605/98, com pena de seis meses a um ano de detenção.
Qualquer pessoa pode colaborar com a Delegacia de Dois Irmãos, por meio de informações, pelo telefone 51 3564-1190 ou pelo WhatsApp 51 98543-7318, garantindo-se o anonimato.