Polícia

Através de parcerias, DP de Herval receberá sala para Núcleo de Mediação

06/09/2022 - 15h03min

Segunda andar será todo destinado para a Delegacia (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A Delegacia de Polícia do Teewald já está realizando mediações de conflitos desde maio deste ano através da Justiça Restaurativa proporcionada pelo Núcleo de Mediações de Conflitos. Porém, até o momento, não há espaço adequado para tal.

Com o objetivo de aprimorar o processo, a Polícia Civil, em uma parceria com o setor privado e apoio do Consepro do município, conseguiu a sala que fica ao lado da Delegacia e, agora, dispõe de todo o andar superior. No momento está em reforma. Lá será instalado o Núcleo – local em que será possível a colocação dos móveis, como a mesa redonda, para executar o projeto.

O QUE É O MEDIAR?

O Núcleo tem por finalidade promover a restauração das relações sociais afetadas por alguma espécie de conflito, o que, em diversas hipóteses, redunda no registro de ocorrências de cunho criminal.

É aplicável às infrações penais de menor gravidade, principalmente em relação aos delitos cuja persecução penal dependa da manifestação da vontade da vítima (juridicamente intitulada como “representação”), como ocorre nos crimes contra a honra, ameaças, lesões leves, estelionato, dano, dentre outros.

Através do mediar, com o auxílio de um policial devidamente capacitado, busca-se construir uma solução para o caso, compreendendo e trabalhando o conflito que deu ensejo ao fato. Desta forma evita-se que os casos parem em esferas judiciais, onde costumeiramente demoram até serem atendidas diante da quantidade de processos tramitando na Comarca.

É IMPORTANTE ressaltar que, para algumas espécies de crime, como os que envolvem violência doméstica e familiar contra a mulher, ou outros de notória gravidade, como tentativa de homicídio, estupro, roubo, não se admite o emprego da técnica de mediação.

Sair da versão mobile