Polícia
Autor de mais de 50 pichações é identificado pela Polícia Civil em Dois Irmãos

Delegacia conclui investigação e autor se compromete a reparar danos, pintando os locais afetados e ressarcindo prejuízos às vítimas.
Por Cleiton Zimer
A Delegacia de Polícia de Dois Irmãos concluiu o inquérito que investigava uma série de pichações em diferentes pontos da cidade. O trabalho da equipe resultou na identificação do responsável por mais de cinquenta ocorrências que causaram danos a imóveis públicos e particulares.
De acordo com o delegado Felipe Borba, titular da unidade, a conduta foi enquadrada como crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, em razão da degradação de bens e espaços urbanos. As investigações contaram com apoio da Brigada Militar, por meio de troca de informações, e apontaram que as pichações ocorreram em diversos bairros, atingindo muros, fachadas, lixeiras, postes e equipamentos públicos.
Neste mês, os policiais civis cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, no bairro São João. No local, foram apreendidos materiais usados nas pichações, além de objetos, portas e paredes com desenhos e escritos semelhantes aos encontrados nas ruas. No momento da ação, não havia ninguém no imóvel.
Após ser intimado e interrogado, o autor confessou as práticas e firmou um acordo com a Prefeitura de Dois Irmãos. Pelo compromisso, ele se responsabilizou a ressarcir os prejuízos das vítimas que já restauraram os locais pichados e também a pintar pessoalmente os espaços onde ainda restam marcas das ações.
Nos casos que envolvem bens públicos, a Prefeitura fornecerá o material necessário, enquanto o próprio autor fará a pintura.
Para o delegado Felipe Borba, o desfecho do caso representa um avanço na resposta a esse tipo de crime:
“Trata-se de uma atuação que demonstra o papel preventivo e restaurativo da atividade policial. A identificação do autor e a reparação dos danos contribuem para o fortalecimento do sentimento de ordem e de pertencimento da comunidade. Em casos como este, o que mais importa é a cessação das práticas e a resolução dos danos causados, sendo de menor importância a aplicação de uma pena criminal, que, aliás, é sabidamente baixa e, por isso, não parece exercer qualquer papel dissuasório”.
O inquérito será remetido ao Poder Judiciário junto com o acordo firmado, que busca restaurar os prejuízos e reforçar o compromisso com a preservação do patrimônio público, privado e ambiental de Dois Irmãos.
Informações adicionais podem ser repassadas à Delegacia de Dois Irmãos pelos telefones (51) 3584-6519 ou (51) 98543-7318 (WhatsApp). O anonimato é garantido.