Polícia

Bandidos usam falecimentos para aplicar golpe em famílias enlutadas em Dois Irmãos

19/09/2025 - 04h25min

Os golpistas monitoram publicações nas redes sociais e ameaçam os entes enlutados

Por Cleiton Zimer

Criminosos estão se aproveitando de momentos de luto para aplicar um golpe cruel: monitoram publicações de falecimentos e atos fúnebres em redes sociais e, em seguida, entram em contato com familiares alegando que a pessoa falecida teria contraído dívidas com agiotas ligados a facções. A estratégia é usar ameaças para forçar o pagamento imediato.

Já havia relatos deste golpe na região e, nesta semana, a Polícia Civil de Dois Irmãos confirmou que já há registro desse tipo de crime na cidade. O delegado Felipe Borba explicou que os criminosos chegam a enviar vídeos com armas e discursos violentos para aumentar o medo das vítimas.
Nossa orientação é bloquear os eventuais contatos, que tendem a insistir durante certo tempo, inclusive com a apresentação de vídeos destinados a causar temor. E, jamais efetuar qualquer pagamento, pois os golpistas tenderão a exigir mais dinheiro”, alertou.

Segundo Borba, uma família procurou a Delegacia de Dois Irmãos nesta semana após ser alvo da tentativa de golpe. A abordagem só não teve êxito porque a vítima identificou inconsistências no relato dos criminosos. O valor exigido era de R$ 3.600.

O delegado destacou ainda que pode haver outras vítimas em Dois Irmãos que, por medo das ameaças, acabaram efetuando pagamentos sem procurar a polícia. “Ou seja, é possível que haja vítimas que não desconfiaram da cobrança ou preferiram pagar por receio das eventuais ameaças”, afirmou.

A Polícia Civil reforça que qualquer pessoa que receba esse tipo de contato deve registrar ocorrência e buscar apoio imediato das autoridades.

Sair da versão mobile