Conecte-se conosco

Polícia

Britador de Santa Maria do Herval é furtado em plena luz do dia

09/06/2022 - 14h22min

Atualizada em 09/06/2022 - 14h35min

Equipamento estava nos fundos de uma escola desativada em Alto Padre Eterno (Créd. Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Um crime ousado chamou a atenção das autoridades. O antigo britador do Município foi furtado em plena luz do dia. A ação ocorreu na quarta-feira de tarde, dia 8, por volta das 14h.

O equipamento estava guardado nos fundos de uma escola desativada na localidade de Alto Padre Eterno, na lateral da rua Willy Fernando Schaumloeffel, no trajeto da RS-373 – onde acontece a obra de asfalto até Gramado.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti, foram levadas duas partes do equipamento, sendo o britador primário e o rebritador. Furtaram também o funil onde as pedras eram descarregadas pelo caminhão e o chocalho que movimentava elas. Capeletti estima que o peso disso tudo gira em torno de 8 à 10 toneladas. Algumas peças ficaram para trás.

Trata-se de um britador com motor e esteira Marobras 5030, que pertence à Secretaria. O valor estimado do equipamento é de R$ 85 mil.

Acesso difícil

Trecho que os ladrões tiveram que subir com o caminhão (Créd. Cleiton Zimer)

A reportagem esteve na cena na manhã desta quinta-feira, 9. O local é de difícil acesso, primeiro pela obra de asfalto na estrada principal e, segundo, pela lama que há na entrada da propriedade. É possível ver as marcas de um caminhão que carregou o equipamento. Um morador relatou, sob condição de não ser identificado, que avistaram o veículo carregando, porém, não desconfiaram de nada, acreditando que fosse a própria Prefeitura retirando o britador.

Entrada do local onde estava o britador (Créd. Cleiton Zimer)

Iria para leilão novamente

Uma ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia do Herval na manhã de hoje pela própria prefeita Mara Stoffel. De acordo com ela o britador estava em desuso e foi a leilão em 2019, quando foi arrematado, porém, o comprador teria desistido logo em seguida. Motivo pelo qual foi guardado nos fundos da escola e, no final deste ano, iria a leilão novamente.

Sentido Nova Renânia

Informações indicam que um caminhão carregou o equipamento e uma outra caminhonete efetuou a escolta, seguindo sentido à Nova Renânia indo para uma possível rota de fuga por Gramado. Não há suspeitas informadas.

Mais detalhes não serão divulgados, momentaneamente, para não atrapalhar o curso da investigação.

Parte da estrutura ficou para trás (Créd. Cleiton Zimer)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.