Polícia
Caminhoneiro de Santa Maria do Herval se envolve em acidente com cinco mortes
As vítimas fatais são todas da mesma família
Por Cleiton Zimer
Um grave acidente na manhã desta quinta-feira (5), na RS-235 em São Francisco de Paula, matou cinco pessoas da mesma família – dentre adultos e crianças. A colisão frontal entre um caminhão M.BENZ/AXOR semirreboque e uma caminhonete GM/S10 aconteceu próximo a entrada do Mátria Parque de Flores, no Km 68, por volta das 7h30.
O caso foi registrado pela Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula. Conforme a delegada titular, Fernanda Aranha, a família estava se deslocando da localidade de Tainhas – interior do Município – em direção a Canela. E o caminhão vinha de Canela em direção a São Francisco.
“Muita neblina de manhã cedo. E este [motorista do] caminhão alega que quando estava se aproximando da altura do Parque das Flores tinha um ônibus escolar que estava entrando na estrada, porque teria parado para pegar umas crianças. E aí teve que desviar. Nisso ele teve que entrar na pista contrária, colidindo frontalmente com essa caminhonete em que vinha essa família”, informou Fernanda.
Com a força do impacto o carro parou embaixo do caminhão, que saiu da pista e tombou. Os cinco ocupantes morreram na hora. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves.
Bafômetro
Os corpos das vítimas fatais foram retirados das ferragens após longas horas de trabalho do Corpo de Bombeiros de São Francisco.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi acionado e os veículos recolhidos para posterior perícia. “Fizemos a ocorrência de homicídio culposo no trânsito [em que não há intenção de matar] em São Francisco de Paula e as vítimas encaminhadas para a necropsia no Posto Médico Legal (PML) de Taquara”, informou a delegada.
Fernanda também disse que foi realizado o bafômetro nos dois motoristas, tanto no do caminhão como do micro-ônibus. “Ambos negativos.”
Dois menores e três adultos
Conforme o CTG Querência de Canela – centro tradicionalista que a família frequentava –, a S10 era tripulada pelo condutor Jonas Vargas, 38 anos, com ele viajavam a sua mãe, Joana Maria, 62 anos, sua esposa, Leidi Camello, 37 anos, além do filho de oito anos, Diego, e sobrinha de 15 anos Kauane.
“Jonas e seus entes queridos deixarão uma marca indelével em nossa memória coletiva. Seus legados como tradicionalistas e como seres humanos de valores serão lembrados e reverenciados por gerações futuras”, publicou o CTG.
Caminhão de uma empresa de São Chico
De acordo com a Polícia Civil, o motorista do caminhão trabalha para uma empresa de artefatos de madeira de São Chico. Tem 32 anos e é natural de Gramado. A reportagem apurou que ele é morador de Santa Maria do Herval.