Polícia

Caminhoneiro de Santa Maria do Herval se envolve em acidente com cinco mortes

05/10/2023 - 19h30min

Atualizada em 05/10/2023 - 19h54min

Veículo onde estavam as vítimas parou embaixo do caminhão (FOTO: Portal A Folha)

As vítimas fatais são todas da mesma família

Por Cleiton Zimer

Um grave acidente na manhã desta quinta-feira (5), na RS-235 em São Francisco de Paula, matou cinco pessoas da mesma família – dentre adultos e crianças. A colisão frontal entre um caminhão M.BENZ/AXOR semirreboque e uma caminhonete GM/S10 aconteceu próximo a entrada do Mátria Parque de Flores, no Km 68, por volta das 7h30.

O caso foi registrado pela Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula. Conforme a delegada titular, Fernanda Aranha, a família estava se deslocando da localidade de Tainhas – interior do Município – em direção a Canela. E o caminhão vinha de Canela em direção a São Francisco.

Muita neblina de manhã cedo. E este [motorista do] caminhão alega que quando estava se aproximando da altura do Parque das Flores tinha um ônibus escolar que estava entrando na estrada, porque teria parado para pegar umas crianças. E aí teve que desviar. Nisso ele teve que entrar na pista contrária, colidindo frontalmente com essa caminhonete em que vinha essa família”, informou Fernanda.

Com a força do impacto o carro parou embaixo do caminhão, que saiu da pista e tombou. Os cinco ocupantes morreram na hora. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves.

Havia muita neblina no momento do acidente (FOTO: Portal A Folha)

Bafômetro

Os corpos das vítimas fatais foram retirados das ferragens após longas horas de trabalho do Corpo de Bombeiros de São Francisco.

O Instituto Geral de Perícias (IGP) foi acionado e os veículos recolhidos para posterior perícia. “Fizemos a ocorrência de homicídio culposo no trânsito [em que não há intenção de matar] em São Francisco de Paula e as vítimas encaminhadas para a necropsia no Posto Médico Legal (PML) de Taquara”, informou a delegada.

Fernanda também disse que foi realizado o bafômetro nos dois motoristas, tanto no do caminhão como do micro-ônibus. “Ambos negativos.”

Dois menores e três adultos

Conforme o CTG Querência de Canela – centro tradicionalista que a família frequentava –, a S10 era tripulada pelo condutor Jonas Vargas, 38 anos, com ele viajavam a sua mãe, Joana Maria, 62 anos, sua esposa, Leidi Camello, 37 anos, além do filho de oito anos, Diego, e sobrinha de 15 anos Kauane.

As cinco vítimas fatais, da mesma família (Reprodução: CTG Querência de Canela)

Jonas e seus entes queridos deixarão uma marca indelével em nossa memória coletiva. Seus legados como tradicionalistas e como seres humanos de valores serão lembrados e reverenciados por gerações futuras”, publicou o CTG.

Caminhão de uma empresa de São Chico

De acordo com a Polícia Civil, o motorista do caminhão trabalha para uma empresa de artefatos de madeira de São Chico. Tem 32 anos e é natural de Gramado. A reportagem apurou que ele é morador de Santa Maria do Herval.

 

 

Sair da versão mobile