Conecte-se conosco

Polícia

Casal é preso por extorsões ligadas à agiotagem em Dois Irmãos

07/11/2025 - 10h15min

Atualizada em 07/11/2025 - 10h32min

Os criminosos foram presos pela Polícia Civil em Novo Hamburgo nesta manhã.

Por Cleiton Zimer 

Na manhã desta sexta-feira (7), a Polícia Civil prendeu um casal investigado por envolvimento em crimes de extorsão relacionados à agiotagem, durante a Operação Kredithai, deflagrada em Dois Irmãos.

A ação foi coordenada pelo delegado Felipe Borba e contou com o apoio de agentes da 1ª Delegacia de Novo Hamburgo, município onde os suspeitos — um homem e uma mulher, ambos com antecedentes por tráfico de drogas — foram localizados e presos preventivamente.

As prisões foram decretadas com base em um inquérito policial que apurou ameaças e cobranças violentas ligadas à prática de empréstimos ilegais. De acordo com as investigações, as vítimas eram coagidas a pagar valores muito superiores aos juros originalmente exigidos, sob intimidação e risco à integridade física.

O delegado Felipe Borba destacou que o crime de agiotagem é uma das formas de financiamento do tráfico de drogas. “As facções criminosas costumam emprestar dinheiro ilícito, geralmente resultante da venda de drogas, para aumentar seus lucros e incrementar os investimentos em mais drogas e armas. Além disso, é comum que os ‘agiotas’ aterrorizem as vítimas, que acabam sendo constrangidas a pagar muito além dos juros já exorbitantes ‘contratados’. O mesmo acontece com os usuários de drogas, quando adquirem entorpecentes ajustando que o pagamento será feito em outra data. Ainda que paguem conforme o combinado, com juros, são comumente extorquidos para que paguem mais, sob ameaça de morte”, explicou.

A Polícia Civil alerta para o caráter criminoso dessas práticas e orienta que qualquer tipo de cobrança acompanhada de ameaças ou violência seja denunciada imediatamente à Delegacia local ou pela Delegacia Online. “Se a vítima ceder às ameaças, efetuando pagamentos indevidos, a tendência é que as facções criminosas prossigam com as extorsões, incrementando os constrangimentos com outras ameaças e exigência de maiores valores”, ressaltou Borba.

Após os trâmites legais, os presos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, de onde seguiram ao sistema prisional.

Informações que possam auxiliar nas investigações podem ser repassadas à Polícia Civil de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3584-6519 ou via WhatsApp (51) 98543-7318. O anonimato é garantido.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.