Conecte-se conosco

Polícia

Casos de estelionato deixam alerta em Ivoti

22/06/2022 - 11h28min

Golpe do Instagram é uma das modalidades mais recorrentes
Por Guilherme Sperafico

Ivoti – A Polícia Civil efetuou, na semana passada, a prisão de dois criminosos que diziam ser de uma facção e estavam extorquindo proprietários de revendas de Ivoti, cobrando uma espécie de “propina” para que os estabelecimentos pudessem funcionar. Apesar de chamar a atenção, o golpe não é o único e nem inédito no município. Pelo contrário, o alto número de estelionatos tem causado preocupação no município.

Ainda sem os registros oficiais do mês de junho, os dados recentemente divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado apontam que, entre janeiro e maio, foram ao menos 58 casos de estelionato registrados em Ivoti.

Golpes

Além do crime mais recente, são várias as modalidades de golpes existentes e todos eles necessitam de atenção. Eles vão desde os mais famosos, como o do nudes, do bilhete premiado, até cobranças como forma de retratação por supostas denúncias à polícia.

Entretanto, o que pode ser considerado o golpe do momento é o do Instagram. Nele, os criminosos “hackeiam” a conta do usuário e passam a ofertar produtos eletrônicos e eletrodomésticos com valores muito abaixo do que normalmente são vendidos no mercado. Ao atrair as vítimas através das ofertas, os estelionatários pedem uma transferência por PIX, como forma de reservar o suposto produto.

Além da desinformação, um dos pontos que atraem as vítimas é a suposta confiabilidade no vendedor, já que o perfil utilizado pelos criminosos como anunciante geralmente é de algum amigo das redes sociais.

Números

O primeiro mês do ano foi, também, o primeiro colocado em relação ao número de casos de estelionato, com 16. O total de 58 registros deste ano pode ser ainda maior, já que, muitas vezes, as pessoas acabam optando por não buscar a polícia.

Mês Casos
Janeiro 16
Fevereiro 13
Março 10
Abril 8
Maio 11
Total: 58

Atenção é a melhor precaução

Respondendo atualmente pela Delegacia de Ivoti, o delegado Felipe Borba destaca que a melhor forma de se precaver é sempre estar atento. “Não acreditar em propostas muito vantajosas e evitar transferências bancárias sem se certificar de que a causa é real, e conferir se o beneficiário tem relação com o negócio”, aponta.

Se, mesmo assim, acabar sendo vítima de alguma espécie de estelionato, o delegado aponta que a pessoa deve comunicar a Polícia Civil. “Ainda que não tenha interesse na punição do autor, estará fornecendo informações valiosas para investigações em andamento, destaca.

Borba explica, ainda, que este tipo de ação tem sido crescente. “O estelionato é o crime do momento, tanto que criminosos estão migrando de outros crimes patrimoniais, inclusive tráfico de drogas, para a prática dos golpes”, afirma.

Como denunciar

Assim como as outras modalidades de crimes, deve-se fazer o boletim de ocorrências junto à Polícia Civil, na Delegacia do município, localizada na rua Germano Hauschild, 305, bairro Farroupilha. Também é possível registrar a denúncia pelo site delegaciaonline.rs.gov.br. A Delegacia ressalta que qualquer informação também pode ser repassada pelo WhatsApp (51) 98401-5612, ou pelo telefone (51) 3563-1001, garantindo-se o anonimato.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.