Polícia

Criminoso é preso por extorquir mais de R$ 150 mil ameaçando família em Dois Irmãos

14/08/2023 - 15h32min

Atualizada em 17/08/2023 - 11h27min

Prisão foi efetuada por agentes da Polícia Civil de Dois Irmãos (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer 

Dois Irmãos – Uma família do Município perdeu mais de R$ 150 mil cedendo às constantes ameaças de um criminoso. As extorsões duraram mais de um ano, até que, no mês passado, a vítima procurou a Delegacia de Polícia Civil (DP) e relatou o que estava acontecendo.

Após semanas de investigação os agentes chegaram ao autor e, através da prisão preventiva deferida pelo Poder Judiciário, capturaram o sujeito na manhã de hoje (14), em sua própria casa no bairro Industrial, em Novo Hamburgo.

De acordo com delegado Felipe Borba – titular da DP de Dois Irmãos e que coordenou a ação –, a vítima se rendeu às ameaças de um sujeito que se dizia integrante da mesma organização criminosa envolvida em furto à sua residência, ocorrido em 2020.

As investidas eram feitas pessoalmente e por telefone. O criminoso dizia que seriam vítimas novamente.

Dinheiro deixado em posto de combustíveis

Os pagamentos, de forma parcelada, ocorreram em dinheiro, em posto de combustível indicado pelo próprio criminoso, que recolhia os valores pessoalmente. “Com o esclarecimento da autoria, a Polícia Civil concluiu o inquérito e, diante dos antecedentes dele, solicitou a decretação da prisão preventiva.”

O delegado Borba explica que trata-se de sujeito com antecedentes por diversos crimes, em sua maioria vinculados a golpes. “Acreditamos que mais pessoas podem ter sido vítimas e sob o mesmo fundamento – ameaça de que seriam novamente atingidas por furto ou roubo caso não pagassem os valores exigidos.”

Identificado como G. R. B. B., 34 anos, ele possuí antecedentes por receptação, uso de documento falso e associação criminosa. Ele permaneceu em silêncio durante a prisão.

MAIS PESSOAS PODEM TER SIDO VÍTIMAS

Em razão da lei de abuso de autoridade, a polícia não divulga maiores dados sobre o preso, “mas pedimos que qualquer pessoa que tenha sido vítima de extorsão semelhante procure a delegacia para registrar e, eventualmente, inclusive reconhecer o sujeito como autor”.

COMO EVITAR

Borba recomenda jamais efetuar qualquer pagamento. “Pagar fará com que o criminoso intensifique e repita as ameaças e exigências de valores, cessando apenas quando se esgotarem as possibilidades financeiras da vítima”.

Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos, pelo telefone 51 3564-1190 ou pelo whatsapp 51 98543-7318, garantindo-se o anonimato.

Sair da versão mobile