Polícia
Delegacia de Dois Irmãos já registrou mais de 170 ocorrências de violência doméstica neste ano
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Somente neste ano, até o dia 30 de novembro, a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos – que também atende Morro Reuter, registrou 171 ocorrências de violência doméstica contra a mulher.
Dentre elas estão 59 de ameaça, 30 de lesão corporal, 13 de violência psicológica, 11 de perturbação e outras 6 de perseguição.
A Polícia Civil desenvolve diversas atividades com a comunidade de forma a combater a onda de violência contra as mulheres; são promovidas ações principalmente nas escolas de forma a conscientizar os jovens sobre a violência de gênero, suas formas, explicar a rede de proteção, o papel da polícia e os mecanismos previstos em lei para o combate a esse fenômeno.
“É uma grande oportunidade para aumentar o conhecimento dos jovens sobre esse problema social, e de convencê-los da importância de que chegue ao conhecimento da Polícia qualquer situação de violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma questão complexa e que sofre a influência de fatores culturais. Então, nada melhor do que trocar ideias com quem está nesta fase da vida, em que valores são absorvidos e depois acabam norteando padrões de comportamento”, disse o delegado Felipe Borba.
Além disso, na semana passada, a DP, em parceria com a Administração, iniciou a distribuição de 30 painéis fixados em todas as escolas e em todos os postos de saúde de Dois Irmãos. No cartaz, consta mensagem de estímulo para a denúncia de qualquer crime, com destaque para a garantia do sigilo, especificando os números de contato, merecendo destaque a criação de QR-Code que direciona para o aplicativo de whatsapp do órgão policial.