Polícia
Dois atropelamentos na faixa de pedestres reforçam alerta em Dois Irmãos
Principal fator é a desatenção dos motoristas
Dois Irmãos | Em um intervalo de apenas nove dias, a cidade registrou dois atropelamentos envolvendo pedestres que atravessavam corretamente na faixa. Os casos ocorreram em vias centrais e movimentadas da cidade, evidenciando um problema que vai além da sinalização: a falta de atenção de alguns motoristas.
O primeiro atropelamento foi registrado na noite de quarta-feira, 2 de julho, por volta das 19h23, na Avenida Sapiranga, nas imediações da Brigada Militar. A vítima, uma mulher de 61 anos, foi atingida por um Renault Logan prata, com placas de Campo Bom, enquanto deixava a casa de uma amiga.

No dia 2 uma idosa de 62 anos foi atropelada na Av. Sapiranga
Segundo a Brigada Militar, o condutor relatou que não viu a pedestre atravessando, e, após o impacto, correu até o posto da BM para pedir socorro. A mulher foi atendida pelo SAMU e levada ao Hospital São José, onde recobrou a consciência, mas não se lembrava do que havia acontecido. Ela sofreu ferimentos na cabeça, mas passa bem.
Durante a fiscalização no local, a Brigada autuou o veículo por estar com pneus em más condições, com desgaste visível de segurança. O carro foi removido para perícia. O motorista, de 53 anos, não apresentava sinais de embriaguez, conforme o teste do bafômetro.
Já o segundo caso ocorreu na noite da sexta-feira, 11 de julho, por volta das 18h40, na Avenida 10 de Setembro, no Centro, em frente à igreja. Uma mulher de 52 anos foi atropelada por um Nissan Versa branco, com placas de Estância Velha, enquanto atravessava a faixa de pedestres. A vítima foi socorrida pelo SAMU e apresentava ferimentos no rosto e braço, mas sem gravidade.
O condutor, de 51 anos, também alegou não ter visto a pedestre atravessando a via.

No dia 11, uma mulher de 52 foi atropelada na Av. 10 de Setembro
Brigada Militar reforça importância da atenção no trânsito
O comandante da Brigada Militar local, tenente Elton Dhein, afirmou que a corporação tem fiscalizado o respeito à faixa de pedestres e que motoristas flagrados descumprindo essa prioridade são autuados. Ele destacou, no entanto, que o principal problema está na falta de atenção dos condutores.
“O problema reside na falta de atenção dos motoristas, na maioria dos casos. Uso de celular, mexer no rádio…”, disse o tenente.
Ele também ressaltou que a BM aposta na conscientização e que, em maio, foram realizadas duas campanhas em parceria com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e a sociedade civil para promover a educação no trânsito.
Alerta para motoristas e pedestres
Os dois casos acendem um alerta importante para a comunidade: respeitar a sinalização e estar atento ao trânsito. Ainda que os dois atropelamentos não tenham resultado em vítimas fatais, os danos físicos e psicológicos às vítimas e às famílias são significativos.
A travessia na faixa de pedestres é um direito garantido por lei, e seu desrespeito pode configurar infração gravíssima, com aplicação de multa e pontos na carteira de habilitação.
Entretanto, o alerta também é para os pedestres: apesar de ter preferência, é importante ter atitude defensiva e olhar para os lados para se certificar que, de fato, os motoristas viram e estão parando.
