Polícia
Em exatos cinco meses duas famílias foram atacadas e feitas reféns no Mato Comprido, em Morro Reuter
Por Cleiton Zimer
Na noite de domingo (25) uma família foi feita refém por criminosos na lateral da VRS-873, no Mato Comprido – pouco depois do acesso para o Walachai. O marido, um empresário de 45 anos, foi rendido por três sujeitos enquanto voltava para casa com seu Jaguar. Os homens se diziam da polícia, o ‘algemaram’ com lacres de plástico e o levaram para dentro da residência, onde estava a esposa grávida.
Estavam armados e encapuzados. Entraram exigindo um cofre. Não havia, mas roubaram 500 dólares e outros pertences das vítimas. Ficaram na casa por cerca de 17 minutos.
Os bandidos tinham um rádio comunicador na frequência da Brigada Militar e, quando escutaram que as guarnições estavam se deslocando, um dos sujeitos alertou: “sujou, sujou”.
Colocaram o morador dentro do próprio carro e fugiram. A esposa deixaram para trás e não a feriram. Ao saírem da propriedade se depararam com as viaturas da BM e iniciou-se a perseguição. Teve troca de tiros.
Mais adiante os policiais notaram que também havia um Corolla empreendendo fuga. Já na localidade de São José do Herval os bandidos largaram o refém na rua ao perceber que estava baleado.
Seguiram adiante. O Corolla caiu num barranco no ‘mirante’ de São José e o Jaguar bateu num poste em Fazenda Padre Eterno, logo após a bifurcação com Frankenthal.
Seriam ao menos seis bandidos – dois no Corolla e quatro no Jaguar. Fugiram para o mato e um cerco de quase 50 horas foi realizado, com auxílio de cães, helicóptero e dezenas de guarnições da BM de toda a região, mas ninguém foi encontrado.
A investigação da Polícia Civil prossegue para tentar esclarecer a autoria do crime.
A vítima atingida por disparos passou por uma cirurgia ainda na noite de domingo. Chegou a ficar na UTI, mas já está no quarto se recuperando. Um dos tiros atingiu o fígado e pulmão, outro, passou de raspão.
No dia 25 de janeiro um casal e criança foram amarrados na cama
No entanto, este não foi um caso isolado no trecho. Há exatos cinco meses, no dia 25 de janeiro, uma família [casal e criança] também foi assaltada no Mato Comprido, na lateral da VRS, quase em São José do Herval. Daquela vez o crime ocorreu início da manhã, enquanto se preparavam para ir trabalhar, por volta das 6h20.
Dois bandidos armados arrombaram a porta e janela, entraram, amarraram as vítimas na cama e fugiram, levando pequena quantia em dinheiro, celulares, televisão e o carro, um Peugeot – que posteriormente foi recuperado.
Buscas também chegaram a ser realizadas nos arredores. De acordo com o delegado Felipe Borba, da Delegacia de Dois Irmãos, os bandidos não foram identificados e ninguém foi preso.