Polícia
Estância Velha é alvo de operação contra quadrilha especializada em roubos a motoristas de entrega
Estância Velha – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou na manhã desta terça-feira (6) a Operação Berlim, para desarticular uma organização criminosa especializada em roubos a motoristas de entrega. Ao todo, 105 policiais civis participaram da ofensiva, cumprindo 46 ordens judiciais, entre elas, 22 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, entre preventivas e temporárias.
As buscas ocorreram nas cidades de São Leopoldo, Gravataí, Sapucaia do Sul, Estância Velha, Alvorada e Porto Alegre. Até o momento, cinco pessoas foram presas, além da apreensão de uma arma de fogo, dinheiro em espécie e um veículo.
A investigação identificou 12 indivíduos diretamente ligados aos crimes, todos com extensa ficha criminal. Eles exerciam diferentes funções dentro da estrutura da quadrilha, incluindo executores dos assaltos, receptadores, intermediários e negociadores de cargas roubadas. O grupo focava em veículos que transportavam produtos de e-commerce e cigarros, utilizando táticas de vigilância e acompanhamento para atacar no momento mais propício.
Segundo a Polícia Civil, o crescimento das compras online e a popularização de entregas por motoristas particulares têm contribuído para o surgimento de quadrilhas especializadas nesse tipo de roubo. A Operação Berlim reforça o compromisso da instituição no combate à criminalidade organizada e à repressão de delitos que afetam diretamente o setor comercial e a segurança da população.
