Notícias
Estância Velha: presos vão responder por estelionato e associação criminosa
Sem saber ler, vítima foi levada até uma agência bancária
por Daiani Aguiar
Estância Velha – Três homens e uma mulher foram presos por tentativa de aplicar o “golpe do bilhete premiado”, na manhã de terça-feira, 22. A Guarda Municipal abordou os criminosos, que se deslocavam de carro até uma agência bancária, com a vítima de 69 anos.
Moradora da cidade há mais de 60 anos, a aposentada Marlene de Souza foi abordada pelo primeiro suspeito no bairro Floresta. Ele apresentou para a vítima o suposto bilhete premiado, que teria sido contemplado em janeiro no valor de R$ 1 milhão. Posteriormente, um segundo golpista se aproximou.
Durante a conversa, os dois convenceram Marlene de que eram de Dois Irmãos e precisavam de ajuda para comprovar o prêmio. “Disse que precisava de uma testemunha para ir ao banco. Eu falei que não sabia ler, mas acreditei que fosse verdade. Nem imaginei que era golpe”, relata.
“Eu falei que não sabia ler, mas acreditei que fosse verdade. Nem imaginei que era golpe”, relata a vítima
Persuadida pelos autores, ela entrou no Fiat/Mobi, em direção ao banco. “Foi tão de repente, eles são rápidos demais. ‘Me bateu’ uma bobeira. Só entendi quando chegou a polícia”, afirma Marlene. Após duas quadras, viaturas da guarda abordaram os criminosos, impedindo o estelionato.
Testemunha viu tudo
<10> Um morador do bairro Rincão dos Ilhéus, que preferiu não se identificar, passava pelo endereço e desconfiou da situação. “Passei a observar o teatro. Acionei a Guarda Municipal e, em menos de cinco minutos, eles chegaram”, explica.
A testemunha seguiu ambos os veículos, o Mobi, onde estava uma dupla e a vítima, e um Ford/ Fiesta, de cor preta. “Um homem se aproximou da idosa. O outro veio depois e fez uma ligação, então eu percebi que outro atendeu o celular numa parada de ônibus. Depois ele entrou no carro preto”, detalha.
Golpistas são de Santa Catarina
<10> Os envolvidos de 23, 29, 34 e 35 anos, são moradores de Santa Catarina. Dois são naturais de Passo Fundo, um de Porto Alegre e outro de Camboriú. De acordo com a polícia, os homens possuem diversos antecedentes por fraude e estelionato. A mulher não tinha ficha criminal. Todos foram presos e serão encaminhados à cadeia.
Os veículos foram apreendidos, assim como extratos bancários, celulares, R$ 907 e uma máquina de cartão de crédito. O grupo vai responder por estelionato majorado e associação criminosa.