Polícia

Foragido com extensa ficha criminal é preso após tentar aplicar golpe em banco de Dois Irmãos

01/08/2025 - 13h46min

Atualizada em 03/08/2025 - 10h22min

Por Cleiton Zimer 

Um criminoso de 52 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (1º) após apresentar um documento de identidade falso ao tentar realizar um empréstimo em uma agência bancária na Cresol, no centro de Dois Irmãos. A ação mobilizou resultou também na descoberta de um mandado de prisão em aberto, além da identificação de diversas passagens criminais.

O caso aconteceu por volta das 9h30. Segundo a Brigada Militar, a corporação foi acionada pela equipe do banco, que desconfiou da autenticidade do documento apresentado pelo suspeito. No local, os policiais confirmaram que o homem havia apresentado uma identidade em nome de outra pessoa, caracterizando falsidade ideológica. Ele foi detido e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos.

Segundo o comandante da Brigada Militar, tenente Elton Dhein, a corporação já monitorava o indivíduo:

A BM já tinha a informação da presença desse indivíduo na cidade em outros dias, porém naquelas ocasiões o mesmo não cometeu nenhum delito e então estavam monitorando ele. Na data de hoje foi possível a abordagem e prisão, sendo constatado ainda um mandado de prisão em seu desfavor.”

Conforme o delegado Felipe Borba, o indivíduo havia aberto uma conta na mesma agência usando documentos falsos, com a intenção de realizar a portabilidade de um benefício previdenciário vinculado a uma vítima que já havia sofrido golpe semelhante em outro banco.

Este homem havia aberto uma conta nesta agência localizada em Dois Irmãos, utilizando documentos falsos, com a intenção de executar portabilidade de benefício previdenciário de aposentadoria, vinculado a uma pessoa que já tinha sido vítima de crime semelhante, mas em outra instituição financeira”, afirmou Borba, explicando que a Polícia Civil tinha conhecimento de que ele retornaria a agência.

A abordagem foi feita já dentro da agência bancária, e com ele foram apreendidos uma CNH falsa e um telefone celular, que será analisado pela Polícia Civil para identificar possíveis conexões com outros crimes e suspeitos.

Durante o atendimento, o homem ainda tentou enganar as autoridades utilizando dois nomes falsos diferentes — o primeiro no momento da prisão e o segundo durante o atendimento médico no posto de saúde. Somente após perceber que seria identificado, revelou sua verdadeira identidade.

Além da tentativa de estelionato e uso de documento falso, ele responderá por dois crimes de falsa identidade. Em consulta ao sistema policial, foi confirmado que o homem possui uma longa ficha criminal, incluindo diversos registros por estelionato, uso de documentos falsos, e até mesmo por crimes violentos, como homicídio. Ele também estava foragido do sistema prisional, com condenação superior a nove anos de prisão por crime semelhante cometido contra a Caixa Econômica Federal em outro município.

É importante que os agentes bancários estejam sempre atentos e que diante de qualquer desconfiança contatem imediatamente os órgãos policiais, retendo os documentos sob suspeita de falsificação, a fim de potencializar o combate mais eficiente a estes crimes. A mera apresentação de documento falso já configura crime e permite a prisão em flagrante”, alertou o delegado Borba.

Após os trâmites legais, o indivíduo foi encaminhado à DPPA de Novo Hamburgo, de onde será transferido ao sistema prisional para cumprimento da pena.

A população pode colaborar com as investigações repassando informações à Brigada Militar pelo telefone 190 ou pelo número (51) 98501-6695. Denúncias também podem ser feitas à Delegacia de Polícia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3584-6519 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, com garantia de anonimato.

 

 

 

Sair da versão mobile