Polícia
Guarda de Estância Velha desarticula ponto usado para tráfico no bairro Campo Grande
Residência, que faz parte de sistema popular habitacional, havia sido tomada por dívidas com o tráfico, alocando no lugar um integrante do grupo, conhecido pela violência em suas ações
Estância Velha – No final da tarde desta quinta feira (09), a Guarda Civil Municipal de Estância Velha foi acionada para verificar uma denúncia encaminhada pelo Setor de Habitação e pela Secretaria de Segurança de Estância Velha, informando que uma residência popular destinada a pessoa de baixa renda, que deveria estar desocupada, teria sido invadida por indivíduos ligados ao tráfico de drogas e que, na data de hoje, um corsa prata conduzido por um suspeito de alcunha “Véio” teria deixado drogas no local para ser comercializada.
Diante das informações, a GCM realizou uma ação, com intuito de averiguação às denúncias. Ao chegar no endereço indicado, os agentes tinham como objetivo inicial identificar os ocupantes do imóvel, no entanto perceberam forte odor característico de maconha.
Na frente da residência, encontrava-se um indivíduo, que foi abordado pelos policiais e, ao ser questionado, relatou estar sozinho na casa, autorizando a entrada dos agentes no interior do imóvel. Questionado como conseguiu a residência, o homem informou que teria alugado a residência de um indivíduo conhecido pela alcunha de “Pezão”.
Pezão é conhecido pelos agentes de segurança pública, sendo um dos chefes do tráfico de drogas no bairro. Ele faz parte de um grupo criminosos reconhecido pela violência em suas ações, causando mortes por dívidas com o tráfico e tomando imóveis dos devedores a força.
Ao consultar o sistema policial, constatou-se que o abordado estava em prisão domiciliar, porém em endereço diferente do qual se encontrava. Ao adentrar no imóvel, os GCMs perceberam barulhos vindo dos fundos do pátio. Ao correr para verificar, foi possível ver um homem correndo, pulando muros dos pátios vizinhos, este logrando êxito na fuga.
Na residência, em cima de uma mesa foi encontrada uma pequena bolsa com diversas notas trocadas e dois pequenos invólucros com certa quantidade de maconha. Dada as proporções da situação, a Guarda Civil Municipal empregou o seu cão policial Conan, que realizou buscas no imóvel.
Durante o faro, Conan encontrou um tablete de maconha, pesando meio kilo, que estava escondido entre tijolos, para que fosse fracionado pra venda.
Foi dada voz de prisão ao homem, e conduzido a DPPA de São Leopoldo onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, sendo conduzido ao sistema prisional onde aguardara audiência de custódia.
MATERIAIS APREENDIDOS:
01 (um) aparelho celular;
01 (uma) pasta contendo diversos documentos;
01 (uma) carteira com documentos pessoais de outro indivíduo.
01 (um) tablete de aproximadamente 0,5kg de substância análoga à maconha;
2 (dois) invólucros com substância análoga à maconha.
Quantia em dinheiro trocado em cédulas de pequeno valor.
Para o Secretário de Segurança de Estância Velha, Oséias Vieira, essa ação soma-se às outras de sua secretaria, que visam mostrar que em Estância Velha, as forças de segurança atuam fortemente no combate ao tráfico de drogas. “Não vamos permitir que nossa cidade seja assolada pelo tráfico como em tantas outras. Onde houver denúncia, vamos averiguar e agir. A comunidade deve ser nossa parceira, nos ajudando a combater o crime com informações, e pode contar que iremos dar a resposta”, pontua o secretário.

