Polícia
Guarda Municipal apreende bicicleta motorizada irregular em Estância Velha

Durante operação de rotina manhã de segunda-feira, dia 16 de fevereiro, a Guarda Civil Municipal apreendeu uma bicicleta motorizada na área central do município, por volta das 10h. O veículo, adaptado com motor e acelerador, não possuía placa, sinalização nem espelho retrovisor. Ele era conduzido por um adolescente. Após a abordagem, a bicicleta foi removida ao depósito do Detran, e o menor, entregue ao pai.
Conforme a Guarda Municipal, as queixas da comunidade sobre esse tipo de veículo têm sido frequentes, especialmente pelo aumento do uso por crianças e adolescentes. “As pessoas procuram lojas específicas e compram esses equipamentos acreditando que não precisam de emplacamento ou habilitação, mas isso não é verdade”, afirmou o comandante da GCM, Eder Castro.
O que diz o Contran?
A Resolução nº 996/2023 do Contran estabelece requisitos obrigatórios para ciclomotores, que devem ser rigorosamente observados. “Essas bicicletas adaptadas estão se tornando comuns no município, circulando entre os demais veículos sem controle e sem respeito às regras de trânsito. O problema se agrava quando crianças e adolescentes se expõem ao risco ao conduzi-las”, destacou o comandante.
Diante do aumento das denúncias em Estância Velha, a GCM informa que irá intensificar a fiscalização e o recolhimento desses veículos, com foco na segurança viária e na preservação da vida dos menores.